segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Maravilhoso Jesus - João 1:46


Queimem Esses Rótulos!
Perguntou Natanael: “Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá?” Disse Filipe: “Venha e veja”. João 1:46, NVI.
Natanael era um bom homem, mas possuía um defeito que atinje muita gente boa – ele era rápido para colocar rótulos nas pessoas. Nazaré era notória entre as cidades da época, e quando Natanael ouviu dizer que Jesus tinha vindo de Nazaré, sua resposta imediata foi: "Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?"
Rotular as pessoas é injusto e anticristão.
É injusto, porque os rótulos são imprecisos. Ninguém é conservador ou liberal ou radical ou progressista em todos os assuntos. As pessoas são complexas, e nos surpreendem com suas reações, pontos de vistas, e comportamentos em diferentes circunstâncias. Alguns que parecem liberais são tradicionais no comportamento, enquanto outros que têm uma imagem conservadora são mais ousados em suas práticas.
Os rótulos ajudam a simplificar a vida – para o rotulador. Eles lhe permitem reduzir pessoas e situações de alta complexidade a classes e categorias predeterminadas. Mas os rótulos distorcem a realidade, enganam o rotulador, e bloqueiam o caminho para a troca de ideias.
Por causa dos rótulos caímos na armadilha de avaliar o valor de uma idéia, relacionando-a a sua fonte. Descartamos idéias que podem ter grande mérito, simplesmente porque já demos um rótulo pejorativo àquela fonte. Por outro lado, damos a outras idéias muito mais credibilidade do que merecem simplesmente porque quem as pronunciou usa um distintivo que nos faz sentir confortáveis.
Rotular pessoas pode ser totalmente danoso para os jovens. Cedo na vida algumas crianças e juvenis são tachados de "perdedores", "chatos", "desajustados", "criadores de problemas". Professores e colegas esperam que eles falhem; o rótulo se torna uma profecia auto-realizável. Mas quão distante esta prática se encontra da abordagem de Jesus, que via o melhor em cada pessoa e as encorajava a verem a si mesmas do mesma maneira!
Considero mais útil pensar em termos de mentalidade aberta ou fechada em vez de conservadores ou liberais. A pessoa de mente aberta está disposta a olhar para novas idéias, independentemente de sua própria posição; a pessoa de mente fechada não age assim. A mentalidade fechada é um problema tanto para os liberais, como para os conservadores.
Felizmente, Natanael era uma pessoa de mente aberta. Embora tenha sido rápido para colocar um rótulo em Jesus, inverteu sua posição quando confrontado com as evidências.

ORAÇÃO
Senhor da imparcialidade, que eu tenha a mente aberta em relação aos outros hoje.
Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...