domingo, 12 de junho de 2011


Os Cachorrinhos Comem as Migalhas

“Ela respondeu: “Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem das migalhas das crianças” Marcos 7:28, NVI.
Jesus estava viajando fora da sua nativa Galileia. Caminhava perto de Tiro. Procurou não chamar a atenção, mas uma mulher, mãe de uma menina possuída por um demônio, solicitou a Sua ajuda.

Considere o tamanho da fé dessa mulher.
Ela creu apesar das barreiras de orgulho étnico. Os judeus tinham uma atitude de superioridade e desprezo para com outras nações. Segundo o ponto de vista deles, Deus havia dividido o mundo em judeus e gentios. Os convertidos ao Judaísmo tinham que passar por um longo processo antes que pudessem ser admitidos numa congregação. E essa mulher, esta grega nascida na Fenícia da Síria, nem sequer era uma convertida ao Judaísmo.

Ela creu apesar das barreiras de gênero. A oração matinal dos rabinos era assim: "Eu Te agradeço, Senhor, por não ter nascido gentio, escravo, ou mulher." Na sociedade judaica as mulheres possuíam status de segunda classe – eram “mercadorias” que podiam ser descartadas por meio do divórcio simplesmente por um capricho do marido.
Um escrito apócrifo do segundo século, o chamado Evangelho de Tomé, perpetua essa difamação das mulheres. Nele encontramos Jesus dizendo às mulheres que elas precisavam se tornar homens para entrar no reino dos céus!
Ela creu apesar da aparente rejeição de Jesus. O Mestre parecia ignorar completamente suas súplicas por ajuda. “Deixe que primeiro os filhos comam até se fartar”, disse Ele, "pois não é correto tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos” (Marcos 7:27, NVI). "Cachorrinhos"!
Aquela atitude era exatamente o que ela poderia ter imaginado receber.
Mas a mulher insistiu. Ela agarrou-se ao Mestre pela fé. Ela se recusou a desistir.
Algo no comportamento de Jesus, certamente a encorajou. Embora as palavras soassem duras, a fé percebeu o tom de amor e compaixão em Sua voz. E a fé persistiu até obter a vitória.
Jesus, na verdade, estava ensinando uma lição aos discípulos. Ele a tratou como eles – e os judeus – tratariam a essa mulher estrangeira. Agindo como eles agiriam, Ele revelou seus preconceitos.
Mas os cachorrinhos comem as migalhas, e algumas vezes os cachorrinhos apreciam o alimento mais do que as crianças que se sentam à mesa.
ORAÇÃO
Senhor. Ajuda-me a tratar a meu irmão da mesma maneira que gostaria de ser tratado por ele.

Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Slow food

  Devocional Diário Slow food Jacó deu a Esaú pão e o ensopado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Gênesis 25:34 Esaú era u...