domingo, 19 de junho de 2011

Maravilhoso Jesus-Marcos3:8


Cuidado com a Multidão!

Quando ouviram a respeito de tudo o que ele estava fazendo, muitas pessoas procedentes da Judéia, de Jerusalém, da Iduméia, das regiões do outro lado do Jordão e dos arredores de Tiro e de Sidom foram atrás dele. Marcos 3:8, NVI.

Em todo o Evangelho de Marcos as multidões seguem a Jesus. Elas vêm a Ele das cidades e aldeias, da Judéia e de outras regiões, de Jerusalém e de Tiro.

Elas o apertam quando ensina à beira do lago, de modo que Ele tem que ensinar a partir de um barco (Marcos 4:1). Elas lotam uma casa em que Ele entra, e até mesmo quebram o telhado (Marcos 2:1-4). A tal ponto que, Jesus não pode mais entrar públicamente em uma cidade. Ainda assim o povo descobre os lugares onde ele se recolhe e vai até Ele (Marcos 1:45).

Mas a multidão é volúvel. A multidão que se maravilhava com os Seus atos e palavras, realizados na Galiléia se voltaria contra ele em Jerusalém. Algumas pessoas que clamavam "Hosana!" e "Bendito o que vem em nome do Senhor!" (Marcos 11:9, NVI) no Domingo de Ramos passariam a gritar "Crucifica-o! Crucifica-o!" na sexta-feira.

Multidões tornam-se turbas. O pensamento sereno dá lugar à paixão. Turbas lincham. Turbas crucificam.

Se seguirmos a multidão, iremos aclamar Jesus num dia, e crucificá-lo no dia seguinte. A religião, por vezes, torna-se popular (alguém já ouviu um candidato presidencial zombar de Deus?), Mas na religião popular não existe lugar para a cruz.

"Não precisamos inventar uma cruz, mas se Deus no-la apresenta, deveríamos alegremente tomá-la,"escreve Ellen White. "Ao aceitar a cruz, somos distinguidos do mundo, que não nos ama e ainda ridiculariza nossa peculiaridade. Cristo foi odiado porque Ele não era do mundo. Podem Seus seguidores esperar melhor sorte que seu Mestre? Se não sofremos censura ou desdém do mundo podemos ficar alarmados, pois é nossa conformidade com o mundo que nos torna tão semelhantes a ele, que não desperta seus ciúmes ou sua malícia. Não há confronto de caráter"(Testemunhos , vol. 1, p. 525).

Ao longo da história os homens e as mulheres que moldaram os acontecimentos foram aqueles que se acostumaram a permanecer sozinhos. Eles estavam tão seguros de suas convicções que marchavam em outro ritmo, deixando a multidão seguir o seu caminho sem eles. Thoreau na cadeia. Churchill banido para o deserto político da Inglaterra. Florence Nightingale com sua lâmpada.

E Jesus, o Homem do Calvário.

ORAÇÃO

Senhor da história. Quero colocar-me ao lado do que é correto, mesmo que as multidões sigam um caminho diferente. Sei que contigo nunca estarei sozinho

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...