quinta-feira, 23 de junho de 2011

Maravilhoso Jesus - Marcos 6:45


O Rei Relutante

Logo depois, Jesus ordenou aos discípulos que subissem no barco e fossem na frente para o povoado de Betsaida, no lado leste do lago, enquanto ele mandava o povo embora. Marcos 6:45, NTLH.

Depois de uma refeição saudável, os convidados se levantam e abençoam o anfitrião. E após o anfitrião ter criado comida para eles, multiplicando cinco pães e dois peixes para alimentar milhares, os convidados estão prontos para acariciarem sonhos de grandeza.

Este camponês de Nazaré – poderia Ele ser o tão esperado Libertador?

Poderia Ele ser realmente o Messias, e não o haviamos reconhecido? Se Ele pode fornecer alimento para tantas pessoas, os seus exércitos não terão falta de comida. Os soldados também não precisarão ter medo, porque Ele pode curar os feridos e até mesmo ressuscitar os mortos. Ele vai conduzir o país à libertação da odiada força de ocupação Romana. Seremos livres!

Interessante – Jesus havia dado provas claras de Sua divindade. Ele havia curado milhares; Suas palavras haviam trazido paz, perdão e esperança, as pessoas tinham encontrado nova vida Nele, Seu caráter não tinha mancha ou defeito. Os homens da Galiléia haviam visto tudo isso, mas ainda duvidavam.

Eles não podiam enxergar mais do que sua origem humilde, Seu porte despretensioso, Sua abordagem gentil. Somente quando suas barrigas ficaram cheias com o alimento providenciado por Ele, é que eles decidiram aclamá-lo rei.

A Escritura nos diz que Jesus "ordenou" aos discípulos para que entrassem no barco e saissem dalí. A linguagem do texto é forte – o Mestre obrigou-os a deixarem o local. Eles também haviam captado o espírito da multidão. Eles aplaudiram o movimento popular para coroar Jesus. Jesus como rei?

Fantástico! E eles seriam os principais oficiais no governo do Messias.

Mas Jesus disse não. Firmemente, decididamente, despediu a multidão e ordenou aos discípulos que saíssem rapidamente dali de barco. Ele não deu atenção aos argumentos deles, jogou água fria em seu entusiasmo.

Foi um momento decisivo. Aquela montanha na Galiléia foi o ponto alto da popularidade do Salvador, o momento em que tudo conduzia a um movimento de massas, a um levante popular. Mas o rei recusou a coroa, e as expectativas nunca chegariam a tal ápice novamente. Seus seguidores iriam diminuir gradualmente, até que um dia, no monte do Calvário, Ele ficaria totalmente sozinho.

Jesus escolheu a cruz naquele dia. Escolheu a cruz quando a coroa estava tão próxima.
Devemos fazer o mesmo.

ORAÇÃO

Rei sábio e poderoso. Coloca em meu coração o firme desejo de seguir a Tua agenda e não as preferências da multidão.

Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Wodaabe

  Devocional Diário Wodaabe Não adulterarás. Êxodo 20:14, ARA Não há dúvida de que o festival de beleza mais exótico produzido no mundo é o ...