quarta-feira, 25 de maio de 2011

Maravilhoso Jesus - Mateus 16:24


Tome a Sua Cruz


Então Jesus disse aos seus discípulos: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Mateus 16:24, NVI


São Francisco de Sales disse: "Tomar a sua cruz não pode significar outra coisa senão que devemos receber e suportar todas as dores, contradições, sofrimentos e humilhações impostos sobre nós." Ainda hoje, as pessoas se referem às dificuldades que têm de suportar – uma doença física, um sofrimento social, um problema de longa data – como sendo a sua cruz.


Mas, devo entender as dores reumáticas ou um aparelho digestivo fraco como sendo a minha cruz? Ou ainda uma esposa ou esposo ranzinzas ou um patrão desagradável? Certamente que não. Paulo fala acerca desses problemas, mas ele não os chama de cruzes. Ele se referiu a sua aflição física como um "espinho na carne" (2 Cor 12:7), não como uma cruz.

O que então significa tomar a sua cruz?


Primeiro, a cruz indica conflito. Entre Jesus e o mundo não pode haver harmonia. O mundo despreza a cruz, sempre foi assim e sempre será. Claro que a maioria de nós não gosta de conflitos; preferimos um "mar de rosas".


Entretanto, se somos seguidores de Jesus Cristo, o conflito é inevitável. Se não há conflito, restam duas possibilidades, ou o mundo deixou de ser mundo, e foi trazido para o senhorio de Jesus, ou o mundo tomou conta da igreja.

"Pela nossa aceitação da cruz nos distinguimos do mundo, o qual não nos ama e ridiculariza a nossa singularidade", escreve Ellen White. "Cristo foi odiado pelo mundo, porque não era do mundo. Podem os seus seguidores esperar receber um tratamento melhor do que aquele recebido pelo Mestre?" (Testimonies, vol. 1, p, 525).


Em segundo lugar, a cruz exige entrega total. A cruz é radical, equivale à morte. Convida-nos a dependermos totalmente da obra de Cristo. A cruz nos humilha, colocando o nosso orgulho no pó, exaltando somente o Senhor. É por isso que Paulo disse: "Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim." (Gálatas 2:20, NVI).


ORAÇÃO


Senhor. Que eu não tema o conflito com o mal, ou a entrega total à direção do Teu Espírito. Sei que seguindo a Tua liderança estou seguro.


Autor: William G. Johnsson


Nenhum comentário:

Jeremias 51 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Jeremias 51 Comentário: Pr. Heber Toth Armí JEREMIAS 51 – Os eventos históricos t...