quarta-feira, 6 de abril de 2011

Meditação Diária- 07 de abril

Maravilhoso Jesus

O modo de falar do Cristão


Mas Eu lhes digo: Não jurem de forma alguma. Mateus 5:34a NVI


Quando o doce Espírito de Deus assume o controle da nossa vida, Ele coloca novos pensamentos em nossa mente e novas palavras em nossos lábios. “Palavrões” e palavras puras pertencem a domínios distintos – a primeira ao velho homem, a segunda àqueles que nasceram de novo e desfrutam de uma vida nova.



Nosso Salvador era uma pessoa de palavras puras. “Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado na sua boca. Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça” (1 Pedro 2:22, 23, NVI).



As pessoas que conviveram com Jesus passaram a falar como Ele. Apesar de Pedro, André e João terem sido pescadores e estarem acostumados a um vocabulário pobre, composto por palavras rudes e expressões grosseiras, a convivência com Jesus lentamente transformou a fala deles. Quando eles se dirigiram às multidões em Jerusalém, as pessoas se admiraram em ver como homens “comuns e sem instrução” (Atos 4:13, NVI) podiam ser tão persuasivos.



Tenho ouvido – com desagrado – o discurso de pessoas que a cada meia dúzia de palavras necessitam baixar o nível utilizando palavras de baixo calão para serem compreendidas. Palavrões mostram que uma pessoa tem um vocabulário limitado. A Língua Portuguesa, riquissima, composta por centenas de milhares de palavras, pode transmitir adequadamente, sem palavrões, tudo o que desejamos expressar. Quando somos honestos e verdadeiros, quando dizemos o que realmente queremos, quando cumprimos nossas promessas, não precisamos de um juramento para confirmar o que dizemos. Muitas vezes o uso de juramento indica que nossa palavra não é de confiança.


Todos precisamos lutar contra a linguagem vulgar. Tiago nos diz que a pessoa que consegue controlar a língua alcançou a perfeição (Tiago 3:2) ! Adquirir um discurso puro exige de nós a mesma atitude tomada por Pedro “o desbocado”: andar com Jesus. Quanto mais tempo passamos com Ele, mais as nossas palavras serão como as Dele.


“Ninguém jamais falou da maneira como esse homem fala” declararam os guardas que foram prender Jesus. (João 7:46 NVI)


Certa vez o discurso de Pedro fez com que ele se tornasse objeto de curiosidade colocando-o em uma situação embaraçosa (Mateus 26:73 NVI). Depois de Jesus transformá-lo, seu discurso novamente tornou-se motivo de curiosidade – agora por causa do poder de suas palavras.



Que as nossas palavras hoje evidenciem o poder transformador da amizade com Jesus.


ORAÇÃO


Deus cujas palavras moldaram a terra. Ajuda-me a criar um belo mundo ao meu redor através de um linguajar puro e sincero.


Autor: William G. Johnsson




Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...