quinta-feira, 7 de abril de 2011

Maravilhoso Jesus-Mateus 5:37

Maravilhoso Jesus



O cristão na era da descrença


Seja o seu “sim”, “sim”, e o seu “não”, “não”; o que passar disso vem do Maligno. Mateus 5:37 NVI


"O que as pessoas modernas tristemente concluíram é o seguinte: A ganância é o motivo universal, a sinceridade é uma pose, a honestidade é para imbecis, o altruísmo é o egoísmo neurótico e a moralidade é para crianças, santos e loucos."


Essas palavras vêm de uma seção de 19 páginas do “Washington Post Magazine”, de 27 de Dezembro de 1987, dedicada a um único tema – a mentira. A capa da revista mostrava "Joe lsuzu" (que, na época, fazia comerciais dos automóveis Isuzu na televisão fazendo afirmações vergonhosamente falsas, como, por exemplo, que um carro podia fazer 47 quilometros com um litro de gasolina). Joe aparece sorrindo e dizendo: "1987 foi o melhor ano da história da humanidade e o próximo ano será ainda melhor." Abaixo da imagem lemos entre parênteses: (Ele está mentindo). Os artigos dessa seção receberam os seguintes títulos: "A Vingança dos Tolos", "Segundo a nossa enquete, você está mentindo", e "O Oscar da mentira."


Mentir geralmente parece ser a solução mais fácil para sair de um problema ou de uma situação embaraçosa. Na verdade, a mentira cobra um alto preço – tanto do mentiroso como da pessoa vítima da mentira.


Os mentirosos perdem amigos. É impossível ter um relacionamento próximo com alguém em quem não se confia. E a mentira destrói a confiança. Noventa e quatro por cento dos americanos dizem que valorizam a honestidade em um amigo mais do que qualquer outra qualidade.


Assim, o mentiroso, que escolhe o caminho mais fácil, acaba sozinho, vítima de sua própria tolice. Ele paga um preço muito alto.


A pessoa vítima da mentira também paga um preço alto. Toda vez que alguém nos engana nos sentimos logrados, nos tornamos mais céticos, menos inclinados a estabelecer relacionamentos de confiança.


Numa época como esta – a era da descrença – os cristãos devem ser absolutamente verdadeiros. Se a moral é "para crianças, santos e loucos", que assim seja – mas o bom livro nos diz que ninguém que pratica a mentira entrará na nova sociedade de Deus (Apocalipse 21: 27). Devemos ser homens e mulheres que mantém a palavra, mesmo quando isto envolva perdas financeiras (Salmo 15:4). Devemos ser pessoas que não "caluniam" (Efésios 4:31), que "se colocam ao lado do que é correto ainda que caiam os céus" (White, Educação, p. 57).


Como os cristãos tem se saído quanto ao isso? Provavelmente não tão bem. O que dizer da fofoca? Dos boatos? Da nossa prontidão para acreditar no pior acerca dos demais? Do nosso apetite pelo sensacionalismo?


Precisamos também "corrigir o nosso modo de agir" a nível corporativo. Nesta época, em que as pessoas desconfiam do governo e de todas as instituições da sociedade, devemos ser abertos e honestos. Devemos ser otimistas com relação à igreja, mas não tentar fingir que ela seja perfeita ou que seus líderes não cometam erros. Precisamos cuidar muito como lidamos com o dinheiro da igreja. Prestar contas aos membros é fundamental. Devemos estar dispostos a pedir desculpas por aquelas ações que deixaram a desejar.


Quando Cristo voltar à terra Ele terá um povo que exemplifique o Seu caráter, a sua veracidade. Mesmo na era da descrença.


ORAÇÃO


Ao olhar para Jesus Cristo vejo um homem que foi sincero e verdadeiro em todos os lugares e momentos. Também quero ser assim, pela habitação do Teu espírito em minha vida.


Autor: William G. Johnsson


Nenhum comentário:

Slow food

  Devocional Diário Slow food Jacó deu a Esaú pão e o ensopado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Gênesis 25:34 Esaú era u...