quarta-feira, 20 de abril de 2011

Maravilhoso Jesus - Mateus 6:26


Encarando o vento de frente


Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Mateus 6:26, NVI.


"De todas as aves selvagens em existência", escreve o Dr. Virchel Wood "a que mais aprecio é o chapim-de-cabeça-negra [black-capped chickadee]. Quando ando pelo mato, sempre cruzo com este passarinho. O gorduchinho de olhos arregalados de penas pretas, brancas e cinzas, cheio de energia e alegria, empoleira-se em um ramo e de lá começa a cantar: ‘Dee Dee, Dee, Chickadee....’


"Este pequeno pássaro cheio de energia, devido à sua postura confiante e enorme capacidade de sobrevivência, consegue viver em lugares em que outras aves não conseguem. Pode ser encontrado nos dias mais ensolarados e no meio das tempestades mais implacáveis. Quando o Outono dá os primeiros sinais, as aves sensíveis ao clima fogem do ar frio para desfrutar de climas mais confortáveis, mas o chapim permanece. Sua coragem lhe permite enfrentar o inverno mais frio e tempestuoso. Não foge das frias rajadas de vento, diverte-se com as nevascas, canta em meio aos granizos, e está presente nos campos cobertos de neve em protesto contra o tempo mais frio. Esta ave desperta em mim sentimentos de admiração. Para o chapim não existe tempo ruim.


"Ao pousar em algum local gelado, o chapim está preparado para a vida ou para a morte, para dormir ou comer, ou para fugir repentinamente. Sua coragem em situações de emergência é surpreendente. A mistura de simplicidade e ação, a sua adaptação a qualquer situação, são algumas das características do chapim. Esta ave nos fornece pistas de como devemos viver....


"O chapim-de-cabeça-negra suporta as frias rajadas do norte porque o seu instinto é enfrentar o vento. Como as penas de todos os pássaros, suas penas apontam para a cauda. O perfeito entrelaçamento das penas deixa as frias rajadas do lado de fora e mantém o calor corporal da ave.


"Se o pássaro dá as costas para o inverno cruel, a neve penetra por entre as penas, levando o frio intenso para perto do seu corpo. Se o calor do pássaro se perder, o chapim congelará até a morte. A única maneira de sobreviver é encarar o vento de frente.


"Todos nós detestamos ventos gélidos. Os sofrimentos e as dificuldades parecem severos. As frias realidades da vida são duras e nos convidam a voltar as costas para a tempestade. Mas precisamos aceitar nossas limitações com coragem e encarar o vento de frente. Cada cruel rajada de vento pode contribuir para algum propósito útil ou produzir uma experiência de contentamento. Nenhum desastre precisa nos destruir "("Encarando o vento de frente" Adventist Review, 19 de maio de 1988).


ORAÇÃO


Senhor das aves. Quando os ventos frios da vida soprarem sobre mim, conceda-me energia, coragem e otimismo. Que eu tenha certeza de que contigo sempre poderei extrair algo bom de qualquer situação.



Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...