segunda-feira, 7 de março de 2011

*Maravilhoso Jesus-Mateus 11:12



Entre os Tempos

E desde os dias de João, o Batista, até agora, o reino dos céus é tomado à força, e os violentos o tomam de assalto. Mateus 11:12 Almeida Atualizada


Este é um texto estranho. Como poderia o reino dos céus ser tomado pela força? Jesus não disse exatamente o contrário no Sermão da Montanha: "Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus." (Mateus 5:3)?



As traduções modernas ajudam um pouco, mas não muito: “Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele” (Mateus 11:12 NVI).



Quando olhamos para o contexto, entretanto, compreendemos um pouco melhor a questão. O versículo 11 nos diz que, grande como João Batista tenha sido, “o menor no Reino dos Céus é maior do que ele." O versículo 13 nos diz que "todos os profetas e a lei profetizaram até João".



Jesus está descrevendo nestes versos a mudança dos tempos, a fim de uma era e o início de uma nova era.



A velha era se constituía da lei e dos profetas. João fazia parte daquela época: ele era a última voz. E que voz poderosa ele foi!



Contudo com a vinda de Jesus uma nova era começou para a humanidade – o reino dos céus. Por isso João pregou: "O reino dos céus estápróximo". Por isso Jesus iniciou seu ministério com as mesmas palavras (Mateus 5:2; 4:17).



O reino dos céus é superior a era anterior – a era da lei e dos profetas – na mesma proporção em que a realidade supera a sombra, o cumprimento supera a expectativa e a luz do sol supera a luz da vela. Então João, grande como era, foi "o menor no reino dos céus", porque pertencia à velha era que estava saindo de cena com a vinda de Jesus.


O reino dos céus é também a era do homem comum. O povo comum ouviu a Jesus com alegria, Marcos afirma (Marcos 12:37). A religião não era mais prerrogativa dos sábios e ricos. Homens e mulheres comuns passaram a buscaram o reino com esforço, quando viram e ouviram o ministério de Jesus.

Esse privilégio também é nosso. O Sol da Justiça se ergueu sobre nós. Vivemos nessa nova era – o reino dos céus.



ORAÇÃO



Ó Deus, que possamos viver como filhos do Teu reino. Que possamos com esforço buscar a Tua presença e receber a Tua salvação e o Teu amor.




Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Palavras caducas e palavras perenes

  Devocional Diária Palavras caducas e palavras perenes “Os lábios que falam a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa desapa...