terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

*Maravilhoso Jesus- Timóteo 3:16


Hino No. 1


Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória. 1 Timóteo 3:16

Plínio, governador da província Romana da Bitínia no começo do segundo século, tinha um problema. Uma estranha nova religião estava se espalhando entre o povo. Estes seguidores do judeu Jesus, chamados Cristãos, não tinham igrejas ou lugares públicos onde se reunir. Na verdade, a religião deles não era aceita pelo governo. Entretanto a nova fé estava se espalhando. Silenciosamente, mas poderosamente, o Cristianismo estava contaminando toda a província. E esse era o problema - estava afetando a religião regular. Menos pessoas iam aos templos, o comércio de ídolos estava diminuindo. Algo tinha que ser feito!

Plínio decidiu prender toda pessoa que fosse identificada como Cristã e proceder uma atenda investigação. Um número muito grande de pessoas foi trazido à ele. Plínio não conseguiu descobrir nenhum crime que esse povo tivesse cometido; entretanto eles eram um incômodo, uma ameaça para a ordem estabelecida.

Plínio perguntava a cada pessoa três vezes: “você é um Cristão?” Se após a terceira oportunidade o cristão ainda se mantinha fiel a sua fé, Plínio o sentenciava à morte, sob a acusação de teimosia!

Numa carta ao imperador Romano Trojano, Plínio conta que os cristãos tinham uma estranha prática de levantar cedo e se reunirem antes do nascer do sol para cantarem uma antífona (voz contra voz), um hino de louvor a Cristo como Deus.

Agora observe o nosso versículo para hoje. Veja que é um hino e que exalta a Cristo como Deus. Observe também que cada frase se relaciona com a próxima. Ele “foi manifestado em corpo”, mas foi “justificado no Espírito”. Ele foi “visto pelos anjos”, mas “pregado entre as nações”. Ele foi “crido no mundo”, mas foi “recebido na glória”.

O apóstolo Paulo, que escreveu estas linhas, cita aqui um antigo hino Cristão - um hino de adoração a Cristo. Talvez este tenha sido um dos hinos cantados pelos Cristãos da Bitínia que se reuniam antes do nascer do sol.


ORAÇÃO

Querido Deus, quero começar o dia contigo, fazer de Ti a primeira e mais importante pessoa em minha vida. E que cada atividade que eu participar evidencia de que pertenço a Ti. Em nome de Jesus. Amém.

Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...