domingo, 27 de fevereiro de 2011


Alegres por ver a estrela
Quando viram a estrela, eles ficaram muito alegres e felizes. Mateus 2:10 NTLH

Embora a tradição tenha dado aos Magos os nomes de Gaspar, Baltazar e Melchior, não sabemos dos seus verdadeiros nomes. Nem sequer sabemos que eles eram em número de três – esta é outra lenda, baseada no relato apresentado no Evangelho de Mateus de que eles trouxeram três tipos de presentes – ouro, mirra e incenso (Mt 2:11). Apesar das encenações de Natal, muitas vezes apresentarem "Os Três Reis Magos", pode ter havido mais. Curiosamente, Ellen White em nenhum lugar afirma que eles eram apenas três.

Ellen White esclarece outros aspectos, entretanto. Ela identifica os Magos como "filósofos", e os inclui entre os "justos que estudavam as indicações da Providência na natureza, e foram homenageados por sua integridade e sabedoria" (O Desejado de Todas as Nações, p. 59).

Fico intrigado com estes homens. De onde vieram? O que aconteceu com eles depois? Será que mais tarde souberam acerca da morte de Jesus no Calvário? Será que tornaram-se discípulos, seguidores, em uma terra distante, muito antes da boa notícia chegar por meio de missionários?

E a estrela - o que dizer sobre ela? Os magos a observaram – um corpo celeste novo, brilhante – e viram nela o cumprimento da profecia de Balaão dada 1.400 anos antes: "Uma estrela surgirá de Jacó; um cetro se levantará de Israel." (Números 24 : 17 NVI).

Mas por que os judeus não perceberam a estrela? Ou se perceberam, porque também não a seguiram até Belém? Pois sabemos que a estrela “foi adiante” dos magos e permaneceu exatamente em cima da casa onde estava o menino Jesus (Mateus 2:9).

A resposta para estas questões só podem ser - discernimento. Os magos estavam abertos para Deus. Eles estavam prontos para ver, prontos para perceber, prontos para serem conduzidos.

E assim eles, e não o sumo sacerdote, ou os teólogos, ou o rei, foram conduzidos a Belém.

Talvez a estrela ainda brilhe. Talvez aqueles cujos olhos estejam abertos hoje, verão o sinal de Deus e o seguirão, trazendo seus presentes de amor para depositar aos pés do menino Jesus.
ORAÇÃO

Ó Deus da estrela que antigamente conduziu os Sábios ao Menino de Belém. Assim como os Magos, quero me alegrar com a Tua estrela. Abre meus olhos para o caminho da Tua vontade hoje.

Autor: William G. Johnsson

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...