JUÍZES 1: O mal da acomodação | Reflexão: Pr. Michelson Borges
“O Senhor esteve com os filhos de Judá, e estes ocuparam a região das montanhas.” Juízes 1:19O título do livro – Juízes – se refere aos 12 juízes que governaram e lideraram Israel, entre Josué e o início do governo dos reis; o autor pode ter sido Samuel. Estabelecidos em Canaã, infelizmente, os israelitas se acomodaram e toleraram o mal. Deus nos ajude a não nos acomodarmos e perdermos o foco. O povo hebreu começou bem: consultou o Senhor e Ele estava com eles. Mas agiu mal ao não eliminar o mal da terra.
“Os israelitas perguntaram ao Senhor” (v. 1). O exemplo (de Moisés e Josué) ficou entre os liderados. Antes de fazer qualquer coisa, pergunte ao Senhor; seus filhos vão imitar-lhe o exemplo.
Como vimos no livro de Josué, a filha de Calebe pediu ao pai terra com fontes de água. Peçamos também ao nosso Pai a Água da Vida.
Os versos 21, 27, 29, 30, 31 e 33 nos ensinam que o pecado deve ser confessado e abandonado, caso contrário, será nossa ruína. O verso 34 deixa claro que o pecado não vencido pelo poder de Deus acaba nos “confinando” a uma vida miserável, afinal, as forças do mal estão decididas a nos derrotar (v. 35). Por isso, decida-se a vencê-las pelo poder que Deus está disposto a conceder.
Promessa: Neste mundo de pecado estamos cercados pelo inimigo e vivemos uma batalha intensa todos os dias, mas Deus nos oferece ajuda e poder para vencer. Em breve estaremos para sempre seguros na verdadeira Canaã.
https://youtu.be/p90IFfpBPh4?si=kzIE_lZ4y1zrnvYO

Nenhum comentário:
Postar um comentário