DEUTERONÔMIO 24: Seja justo, bom e amoroso | Reflexão: Pr. Michelson Borges
“Não oprima o empregado pobre e necessitado, seja ele um dos seus compatriotas ou um estrangeiro que está morando na terra e na cidade onde você estiver.” Deuteronômio 24:14Os primeiros versos de Deuteronômio 24 tratam do casamento, um assunto importante para o Deus que criou essa instituição. “Cristo chamou a atenção para o ideal divino ordenado no Éden. Esse primeiro casamento é o padrão [de] Deus. [...] A lei garantia certos direitos à mulher divorciada e a protegia de ser considerada adúltera. Ao se casar novamente, ela não cometia adultério, nem violava os direitos de seu primeiro marido. Ela deixava a casa de seu primeiro marido como uma mulher livre e respeitada pela sociedade” (CBA, p. 1.140). Essa lei de permissão foi dada por causa da dureza do coração dos israelitas (cf. Mt 19:4-8).
O verso 5 fala de um soldado, mas podemos aplicar para todos os homens casados e que enfrentam as batalhas do dia a dia: eles devem fazer sua esposa feliz, não apenas por um ano, mas a vida toda.
Mais orientações importantes: o meio de subsistência do devedor não poderia ser tomado como penhor (v. 6). A lei evitava punições extremas. Sequestro era crime punido com morte (v. 7). Deus não tolera que se brinque com vidas humanas inocentes. “Não se aproveitem do pobre e necessitado, seja ele um irmão israelita ou um estrangeiro” (v. 14). Misericórdia, bondade e justiça para todos. Na matemática do Céu, quem doa ganha (v. 19).
“Cada um morrerá por seu próprio pecado” (v. 16). Salvação é individual, perdição também. Ao lidar com um pecador, lembre-se de que você também é um (v. 22).
“Não tragam pecado sobre [a casa e a vida de vocês]” (v. 4). Para isso precisamos viver à luz da Palavra do Senhor e guiados pelo Espírito Santo.
Promessa: Deus detesta o divórcio, a impureza, a opressão e o desprezo aos necessitados, porque essas coisas fazem sofrer Seus filhos. Fujamos de tudo isso e vivamos a vida que Ele idealizou para nós e para o próximo. Nisso há bênçãos para todos.
https://youtu.be/Kq3NEy6R7Qo?si=leIq1cFIfY_-wog2
Nenhum comentário:
Postar um comentário