JOSUÉ 2: A prostituta e o cordão vermelho | Reflexão: Pr. Michelson Borges
“O Senhor, o Deus de vocês, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.” Josué 2:11A história de Raabe mostra que não importa quão fundo alguém tenha ido no pecado; importa é o alcance da graça divina. Assim como Deus devolveu a dignidade de Raabe, devemos perdoar os arrependidos e tratá-los dignamente. A ex-prostituta se casou com um israelita e se tornou ascendente de Jesus. Isso é graça que perdoa e restaura a vida.
Note: a pessoa mais “justa” da cidade era uma prostituta que até usou de mentira. Se houver uma esperança, Deus age para salvar.
Versos 8-10: o povo ímpio de Jericó estava plenamente informado dos grandes feitos de Deus em favor de Israel. Não eram inocentes.
Versos 11 e 13: “O Senhor, o seu Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.” Grande declaração de fé vinda de uma prostituta pagã. E ela ainda pediu: “Livrem-nos da morte.” Devemos livrar os pecadores da morte apresentando-lhes a graça de Deus.
Versos 18 e 19: o cordão vermelho na janela lembra o sangue na porta. A salvação está unicamente no sangue do Cordeiro. Além disso, qualquer pessoa que abandonar conscientemente a proteção divina estará por sua conta e risco.
Promessa: Assim como os espias fizeram com Raabe, Deus nos trata com bondade e fidelidade, e nos oferece um novo futuro.
Arqueologia e história: Entre 1907 e 1909 foram feitas escavações que desenterraram parte do muro inferior que não caiu como o restante. Essa seção do muro tem 2,5 metros e algumas casas construídas junto a ele. Elas ficavam a pouca distância das colinas do deserto da Judeia, onde os espiões se esconderam por três dias.
https://youtu.be/bN3YFpSWzjY?si=C4fZXc7CJ3bJxGjj

Nenhum comentário:
Postar um comentário