domingo, 26 de outubro de 2025

A guerra vencida no grito

JOSUÉ 6: A guerra vencida no grito | Reflexão: Pr. Michelson Borges

“Ao ouvir o som da trombeta, o povo gritou com toda a força, as muralhas ruíram.” Josué 6:20

O capítulo 6 do livro de Josué narra uma batalha vencida literalmente no grito. Deus deu ordens estranhas para essa invasão, mesmo assim Josué confiou e fez tudo o que Ele ordenou. Aqui vemos a verdadeira fé que leva às obras correspondentes, afinal, fé é confiar na palavra de Deus, mesmo quando as coisas parecem sem sentido. “Ao som das trombetas e do forte grito, o muro caiu” (v. 20). A vitória vem do Senhor!

Nos versos 18 e 19 é dito que a cidade de Jericó foi “consagrada para destruição”. Não havia solução. O pecado ali tinha que ser destruído. Josué foi taxativo: o povo não deveria se apossar de nada, e os metais preciosos seriam levados ao tesouro de Deus.

Duas vezes nesse capítulo Raabe é chamada de “prostituta”. No verso 25 é dito que ela viveu entre os israelitas e, então, é chamada apenas de Raabe. Isso é restauração; vida nova e passado esquecido. Raabe se casou com um hebreu e se tornou ascendente de Jesus (mãe de Boaz e trisavó de Davi). Isso é graça!

Verso 27: “O Senhor esteve com Josué.” Como é bom saber quando Deus está com os nossos líderes. A fama de Josué se espalhou porque o Senhor estava com ele. Qualquer outro tipo de fama é mera vaidade.

Promessa: Não há muro que resista à fé de um filho de Deus fiel. Obedeçamos, mesmo que nem sempre compreendamos os propósitos Dele.

Arqueologia e história: As mais recentes escavações arqueológicas em Jericó confirmaram o relato de que a cidade foi destruída por volta de 1400 a.C.

https://youtu.be/vBl4CIoy9go?si=PTPTKxjXcT9Yc2dN

Nenhum comentário:

A guerra vencida no grito

JOSUÉ 6: A guerra vencida no grito | Reflexão: Pr. Michelson Borges “Ao ouvir o som da trombeta, o povo gritou com toda a força, as muralhas...