Devocional Diário - Descobertas da fé
3 de setembroFILOSOFIA DA PROVAÇÃO
Bem-aventurado é aquele que suporta com perseverança a provação. Porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que O amam. Tiago 1:12
Conta-se que certa vez um agricultor seguia para seu trabalho costumeiro, quando, no caminho, deparou-se com um passarinho que havia caído do ninho. Ele queria ajudar o pobrezinho, mas não sabia como. Retornar para casa e pegar uma escada para colocá-lo de volta no ninho demandaria tempo e o atrasaria. Além disso, precisaria de um pano para manipulá-lo, pois o contato com sua mão poderia alterar o cheiro do filhote, e a mãe iria rejeitá-lo. Por outro lado, deixar o bichinho ali desprotegido iria matá-lo de frio.
Então o agricultor teve uma ideia: colocar o passarinho na lama para que ficasse aquecido até que, ao regressar do trabalho, ele pudesse limpá-lo e colocá-lo de volta no ninho. E assim o fez. Ao sair, o filhote foi sentindo o calor da lama e, feliz, começou a piar. Piava cada vez mais alto, até que um gavião que voava por aquelas bandas ouviu seu canto e, dando um rasante, agarrou o pequeno, tirando-o dali para fazer dele o seu almoço.
O camponês que contava essa parábola sempre terminava com as seguintes lições de moral para o grupo que o ouvia: 1) nem sempre quem lhe joga na lama é seu inimigo; 2) nem sempre quem o tira da lama é seu amigo; 3) se estiver na lama, mantenha o bico calado. O tom pode parecer
anedótico, mas o sentido não deixa de ser verdadeiro.
Assim também é na vida. Às vezes, Deus permite que provações venham para nos proteger de males maiores que nem mesmo imaginamos. O diabo, por sua vez, oferece saídas fáceis das situações de desconforto. Ele nos faz supor que seu caminho sem obstáculos é a solução para nossos problemas. Convence aqueles que estão cansados a sucumbir à tentação, sugerindo que assim estarão livres do desejo que tanto os consome.
Portanto, quando estiver no meio de uma provação, tenha cuidado com o que fala e para quem fala. Palavras têm um grande poder. Intercale seus clamores com oração e louvor; Deus ouvirá seu cântico sofrido, assim como ouviu a voz de Paulo e Silas na prisão de Filipos. Quer estejamos na lama ou no conforto de um ninho, ainda somos filhos de Deus, mesmo que o mundo duvide disso.
https://mais.cpb.com.br/meditacao/filosofia-da-provacao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário