DEUTERONÔMIO 11: Amor e fidelidade | Reflexão: Pr. Michelson Borges
“Amem o Senhor, o Deus de vocês, e sempre guardem os Seus preceitos, os Seus juízos e os Seus mandamentos. [...] Ensinem essas palavras aos seus filhos, falando delas quando estiverem sentados em casa, andando pelo caminho, quando se deitarem e se levantarem.” Deuteronômio 11:1, 19“Amem o Senhor [...] e obedeçam sempre.” É impossível obedecer sem amar e amar sem obedecer. Três verbos importantes são usados nos versos 1 e 2: amar, obedecer e lembrar. Devemos amar a Deus, obedecer-Lhe e lembrar do que Ele tem feito por nós.
“Tenham cuidado para não serem enganados e levados a desviar-se” (v. 16). Como? Conhecendo a Palavra de Deus. Devemos nos lembrar sempre dos ensinos da Bíblia e aproveitar toda oportunidade de ensiná-los aos nossos filhos (v. 18-21). Nossas conversações devem envolver a Palavra de Deus (v. 19).
“Se vocês obedecerem [...] ninguém conseguirá resisti-los” (v. 22, 25). A vitória depende da fidelidade a Deus. As bênçãos são condicionais e dependem de nossas escolhas. Decida andar com Deus e ser-Lhe fiel. Devemos obedecer sempre, inclusive quando tudo estiver bem em nossa vida (v. 31, 32).
Promessa: As bênçãos de Deus vêm sobre aqueles que O amam e guardam os Seus mandamentos. Sejamos fiéis.
Arqueologia e história: Deuteronômio é notavelmente semelhante, em forma e conteúdo, aos tratados hititas do 2º milênio a.C. e, por essa razão, seria mais razoável datá-lo de épocas mais antigas. Esses tratados também nos ajudam a compreender o contexto literário de Deuteronômio.
https://youtu.be/UE_PSG9Bi3M?si=Kf8w71MgzYUh8cCK
Nenhum comentário:
Postar um comentário