NÚMEROS 31: A batalha contra os midianitas | Reflexão: Pr. Michelson Borges
“Moisés e o sacerdote Eleazar fizeram como o Senhor havia ordenado a Moisés.” Números 31:31 Quando há cenas de mortes ordenadas por Deus, como neste capítulo de Números, é útil recordar como era o ambiente social e religioso de Canaã durante o 2º e o 1º milênios antes de Cristo. Práticas como sacrifícios humanos, prostituição, incesto e zoofilia eram ingredientes comuns na época, sem contar a extrema violência daqueles povos. Os midianitas, especificamente, haviam participado do plano ardiloso que levou muitos hebreus à prostituição, à idolatria e à morte.
No verso 17 é dito que todos os meninos e as mulheres culpadas de prostituir o povo de Deus deveriam ser mortos – os meninos um dia poderiam querer vingança. No entanto, os guerreiros pouparam a vida das maiores responsáveis pela perversão dos israelitas: as prostitutas midianitas. Com o pecado não se brinca! Com relação às moças virgens, essas poderiam ser assimiladas com segurança em Israel e incluídas entre o povo de Deus por meio de casamento (v. 18).
Devemos lembrar que aquela foi uma guerra santa contra os midianitas, em que o povo de Israel exerceu o juízo divino. Mesmo assim, a graça de Deus é percebida ao poupar vidas inocentes.
Fineias foi com os guerreiros e levou objetos do santuário. Não trave as batalhas da vida sem a presença de Deus. Balaão morreu no campo de batalha – triste fim de um profeta apóstata e ganancioso que quis corromper o povo de Deus. Nenhum israelita morreu na batalha – quando a guerra é travada sob as ordens de Deus, a vitória é certa.
Promessa: Às portas da terra prometida se levantarão inimigos e haverá distrações. Não percamos o foco. Ainda estamos na guerra, e Deus está à frente!
Arqueologia e história: Diversos documentos arqueológicos mostram que a linguagem de completa destruição (heb. herem) não era tão completa assim. “Do exército inimigo, possivelmente os homens em idade militar [foram mortos]. Outra destruição dos midianitas foi imposta por Gideão (Jz 8:12). O extermínio de toda a população masculina teria levado à extinção da nação; no entanto, os midianitas reaparecem vez após vez no papel de violentos inimigos de Israel (Jz 6:1, 2; 7:14; 8:22; 9:17, 28; Is 60:6)” (Comentário Bíblico Adventista).
Nenhum comentário:
Postar um comentário