sexta-feira, 2 de maio de 2025

ENTRETENIMENTOS

 Devocional Diário - Descobertas da fé

2 de maio

ENTRETENIMENTOS

Não se enganem: “As más companhias corrompem os bons costumes.” 1 Coríntios 15:33


Essa foi a segunda vez que Paulo advertiu os coríntios de não serem enganados ao adotarem o estilo de vida daqueles que não herdarão o reino de Deus (1Co 6:9). Ele sabia quão fácil era se deixar levar por comportamentos corrompidos. Curiosamente, ele mencionou isso citando o provérbio de Menandro, um autor grego. Isso mostra que Paulo conseguia identificar, fora da comunidade da igreja, pessoas sinceras e comprometidas com os mesmos valores sobre os quais ele pregava.

Existe um diálogo de Sócrates com seus alunos que surpreende pela sua atualidade. Parece estar falando da nossa sociedade e da indústria do entretenimento. Sócrates acusava a poesia, que naquele contexto seria o teatro, de trazer grandes malefícios para as pessoas de bem. Essa acusa-
ção era desafiadora, considerando que a poesia era a base da educação dos gregos. De fato, esse discurso foi incluído nos autos de acusação contra o filósofo, culminando em sua condenação à morte.

Platão, que registrou o diálogo, sugeriu que os gregos não abolissem de vez a poesia, mas, sim, que estabelecessem critérios para a normatização de seu conteúdo. Ele propôs que os jovens fossem educados em preceitos que reforçassem as virtudes, e não em mitos que incentivassem os vícios.

Para o filósofo, se as ações humanas forem influenciadas pela poesia, que sua composição divulgue virtudes e que os deuses jamais sejam concebidos como injustos, adúlteros ou vingativos, pois, se assim forem representados, os jovens encontrarão neles a justificativa para os mais terríveis atos. Além disso, é importante que as peças não fujam da realidade, evitando assim que os espectadores permaneçam insensíveis diante do real sofrimento humano.

É interessante observar “pessoas de fora” falando o que as “de dentro” precisam ouvir. Imagino que, ao citar um autor grego, Paulo também tenha reconhecido a ironia de ver os pagãos mais alinhados com os princípios bíblicos do que muitos pregadores na igreja. Seria diferente hoje?

Creio que não. Existem pedras que clamam, porque, infelizmente, alguns filhos de Deus se calam.

https://mais.cpb.com.br/meditacao/entretenimentos/

Nenhum comentário:

ENTRETENIMENTOS

  Devocional Diário - Descobertas da fé 2 de maio ENTRETENIMENTOS Não se enganem: “As más companhias corrompem os bons costumes.” 1 Coríntio...