quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Atos 18 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Atos 18
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ATOS 18 – A pregação do evangelho passa por momentos difíceis. Oposição, acusação, perseguição surgem com o avanço da missão cristã. Mas, através do auxílio divino é possível perseverar nos momentos críticos e desafiadores.

• Lucas destaca a ação perseverante de Paulo e descreve sua chegada e trabalho em Corinto. Ali ele passa a trabalhar junto com Áquila e Priscila, recém-chegados de Roma após a expulsão dos judeus pelo imperador Cláudio. Aos sábados, Paulo prega nas sinagogas, mas quando alguns judeus rejeitam Sua mensagem cristocêntrica, ele decide concentrar seus esforços nos gentios declarando que sua responsabilidade estava cumprida em relação aos judeus que recusaram (Atos 18:1-11).

• Lucas relata que Paulo foi acusado perante Gálio, mas a decisão do procônsul da Acaia favoreceu a pregação de Paulo (Atos 18:12-17). Após um ano e meio em Corinto, Paulo parte para Síria, levando Áquila e Priscila. Depois, segue para Éfeso, e, apesar dos pedidos para que fique por mais tempo, Paulo parte, prometendo retornar se Deus permitir (Atos 18:18-22).

Neste ponto do relato, Paulo encerra sua segunda viagem missionária. Wilson Paroschi atesta que “a segunda viagem missionária de Paulo é um lembrete solene de resgatar a centralidade e a direção do Espírito em nossa vida individual e como igreja. A igreja começou com o derramamento do Espírito, avançou sob a guia do Espírito e não terminará sua missão a não ser pelo poder do Espírito (At 1:8)”.

• Em Atos 18:23 Paulo inicia sua terceira viagem missionária; ele não iniciou essa nova jornada evangelística sem antes fortalecer as igrejas por onde ele havia passado e não sem antes voltar a Antioquia, à igreja que o enviara para a missão.

• Atos 18 finaliza com a introdução de Apolo, um judeu eloquente e conhecedor das Escrituras, que chega e Éfeso. Apolo é fervoroso e ensinava com precisão sobre Jesus, contudo precisou ajustar sua teologia após o auxílio espiritual de Áquila e Priscila.

Aqui aprendemos que a missão cristã é uma caminhada que requer perseverança, adaptação, trabalho em conjunto e uma profunda dependência do Espírito Santo. O fortalecimento mútuo, a humildade de aprender e ensinar, e a disposição para cumprir a missão, mesmo em meio a oposições, são atitudes que nos guiam na jornada de fé e serviço a Deus!

Revivemo-nos na missão! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Oh, que esperança!

  Devocional Diário - Vislumbres da Eternidade 5 de dezembro       Oh, que esperança!    Há somente um corpo e um só Espírito, como também é...