sábado, 9 de novembro de 2024

Atos 13 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse


Leitura Bíblica – Atos 13
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ATOS 13 – A igreja de Cristo avança pelo Seu poder. O evangelho se espalha de forma miraculosa.

Atos 13 marca o início de uma jornada cheia de desafios, milagres e conversões; e, e revela como o Espírito Santo guia e capacita a Igreja para romper barreiras culturais e religiosas, estabelecendo o cristianismo como uma fé global.

A partir de Atos 13, Paulo e Barnabé são separados pelo Espírito Santo na Igreja de Antioquia para a primeira viagem missionária. Esse momento representa uma transição importante: O evangelho se expande além das fronteiras de Israel, alcançando povos e culturas diversas. Paulo, que antes era um perseguidor da Igreja, agora lidera a missão de levar o evangelho ao mundo gentílico, cumprindo a promessa de que a mensagem de Cristo seria proclamada até os confins da Terra (Atos 1:8).

Sobre isso, Wilson Paroschi detalha:

“Com os apóstolos ainda posicionados em Jerusalém, a cidade de Antioquia da Síria terminou ocupando um lugar de honra na história da Igreja ao se tornar a terra natal das missões cristãs. O zelo missionário daqueles que primeiro pregaram o evangelho ali era tanto que continuou a repercutir entre os novos na fé. De fato, ‘todo verdadeiro cristão, segundo Ellen G. White, ‘possuirá espírito missionário’. Após um ano de evangelismo local, Barnabé e Saulo – nessa ordem (13:1, 2, 7), implicando claramente a liderança de Barnabé – foram enviados pela igreja em uma viagem missionária por terras estrangeiras. Na primeira parte da jornada, estavam acompanhados por João Marcos, primo de Barnabé (v. 5, 13; cf. Cl 4:10). Esse é o primeiro esforço missionário intencional e cuidadosamente planejado em Atos. Ainda assim, Lucas esclarece que foi Deus quem tomou a iniciativa (Atos 13:2). Por mais importantes que sejam as decisões humanas, os eventos na história da salvação seguem um plano superior, algo que é recebido na mente de Deus (2:23; 4:37, 28; 13:36)”.

Os planos de Deus nem sempre fluem bem entre os seres humanos (Atos 13:4-50). Os missionários de Cristo “foram bem-sucedidos em atrair conversos dentre os gentios, mas os judeus incitaram uma perseguição” (Bíblia Andrews), então, Paulo e Barnabé avançam para outro lugar: Icônio (Atos 13:51-52).

Fica a lição: Se cada cristão deve ser um missionário, cada igreja deve ser uma agência missionária.

Então, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••• 

Nenhum comentário:

Oh, que esperança!

  Devocional Diário - Vislumbres da Eternidade 5 de dezembro       Oh, que esperança!    Há somente um corpo e um só Espírito, como também é...