quinta-feira, 24 de outubro de 2024

João 18 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse


Leitura Bíblica – João 18
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JOÃO 18 – João 18 não é meramente um relato histórico da prisão e julgamento do Jesus. Este capítulo contém uma profunda reflexão sobre fé: Como ela é testada, como pode vacilar e como se revela diante de crises.

• Jesus, ao entregar-Se voluntariamente e mantendo-Se firme na verdade, ensina-nos que a fé verdadeira é imutável, mesmo enfrentando grandes adversidades (João 18:1-9).

• Por outro lado, vemos a fragilidade humana diante das figuras de Judas e Pedro, a indiferença de Pilatos e a incredulidade das multidões. Para os crentes, o desafio é claro: Seguir a Cristo de verdade, manter a fé e não se deixar influenciar pelos poderes e circunstâncias deste mundo (João 18:2-5, 10-38).

• A escolha entre Jesus e Barrabás é, em última análise, a escolha entre a vida pela fé ou a rejeição da verdade divina (João 18:39-40).

Desta forma, João apresenta-nos um confronto de fé e poder, verdade e mentira, luz e trevas, Reino divino e Império do mal.

Muitas aplicações podem ser extraídas deste capítulo, tais como:

Jesus, sabendo tudo o que Lhe aconteceria, voluntariamente aproxima-Se dos soldados e Se entrega (João 18:4-12). Essa ação ecoa Sua confiança absoluta no plano do Pai e Sua disposição para Se entregar, contrastando com a confusão e medo dos discípulos.

• Para os crentes, este momento é uma lição de fé: Crer em Deus inclui confiar plenamente em Seus planos, mesmo em face de traição e sofrimento iminente.

A familiaridade de Judas com o lugar que Jesus estaria torna a traição bem chocante, mostrando que Judas, apesar de ter andado com Jesus e testemunhado Seus sinais miraculosos, nunca desenvolveu uma fé verdadeira (João 18:1-2). Também, Pedro que corajosamente tentou defender Jesus com uma espada, sucumbiu ao medo diante de uma simples pergunta de uma criada (João 18:15-27). A negação de Pedro demonstra que até mesmo os que parecem mais firmes podem ter lapsos em sua fé sob pressão.

• Nos episódios de Judas e Pedro, a mensagem é clara: Sem uma fé sólida e consistente em Jesus, os momentos de crise podem levar-nos à traição ou à negação.

No confronto de Jesus com Anás, Caifás e Pilatos (João 18:12-37) fica evidente que a fé em Cristo é um reconhecimento de que a verdade transcende realidades políticas e terrenas.

Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Um cão de papelão

Devocional Diário - Vislumbres da Eternidade 15 de novembro Um cão de papelão Moisés foi fiel, em toda a casa de Deus, como servo, para test...