Devocional Diário
Vislumbres da eternidade18 de setembro
Voltando para casa
O que vocês farão no dia da solenidade e no dia da festa do Senhor? Oseias 9:5
Nosso voo foi marcado pela expectativa de voltar para casa após uma longa jornada. No entanto, devido a uma escala na Itália, eu e minha esposa, Esther, passamos um dia inteiro no aeroporto de Milão-Malpensa. Enquanto aguardávamos para seguir viagem, a saudade de estar com a família e na igreja apertava o coração. Tudo ao redor parecia estranho, como se não pertencêssemos mais àquele lugar. Mas esse sentimento não era exclusivo nosso, como a história bíblica do reino do norte de Israel nos revela.
Os israelitas se afastaram de Deus e acabaram sendo exilados para longe de sua pátria. O profeta Oseias nos faz pensar sobre como seria triste para os filhos de Israel estarem em uma terra estrangeira nos dias de celebração; quando deveriam fazer ramalhetes com folhas de palmeira, mas se encontrassem em lugares onde isso não seria possível. O que fazer quando não havia pães asmos nem ervas amargas para celebrar a Páscoa? Assim como os israelitas, muitos cristãos de hoje sentem falta de suas igrejas, da comunhão com os irmãos e das celebrações.
Muitos filhos de Deus se afastaram da fé e não frequentam mais a casa do Senhor. Eles se lembram da troca de ideias na Escola Sabatina, das palavras de exortação do pastor e das amizades sinceras. Mas agora, aos sábados, talvez estejam no trabalho, em casa, ou apenas descansando, esquecendo-se de que esse é o dia em que devemos, de modo especial, priorizar o reino de Deus e nos afastar dos nossos próprios interesses. É triste lembrar que aqueles que antes eram uma boa influência entre o povo de Deus estão agora distantes, e, nos dias solenes, sentimos muito a falta deles.
No final do livro de Oseias, Efraim (que representa o reino do norte) questiona se vale a pena seguir outros deuses e se arrepende de sua conduta. Deus, sempre disposto a perdoar, responde que o ouvirá e cuidará dele. Seria maravilhoso se aqueles que se afastaram de Jesus também pudessem se arrepender e voltar para a comunhão com seus irmãos. Que possamos lembrar-lhes que sentimos a falta deles e que Deus anseia por um futuro em que estejamos todos juntos novamente.
Seja você a pessoa que trará de volta aqueles que se afastaram dos caminhos do Senhor; seja um elo de reconciliação.
https://mais.cpb.com.br/meditacao/voltando-para-casa/
●●●
Nenhum comentário:
Postar um comentário