sábado, 28 de setembro de 2024

Entrada triunfal

Devocional Diário


Vislumbres da eternidade
28 de setembro

Entrada triunfal

E as multidões, tanto as que iam adiante Dele como as que O seguiam, clamavam: “Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!” Mateus 21:9

Na Roma Antiga, viver um “triunfo romano” era o maior desejo de um general. Era uma celebração de vitória que ocorria quando um militar de alta patente ganhava uma batalha em que morriam mais de 5 mil inimigos. A entrada triunfal em Roma era uma demonstração do poder militar e do domínio romanos, com carruagens cheias de despojos e representações da batalha, seguidas pelos vencidos e, finalmente, pelo general em um carro dourado com quatro cavalos brancos. A celebração da morte era um espetáculo grandioso, mas efêmero e vazio.

Que contraste com a entrada de Jesus em Jerusalém! Não havia vencidos. Jesus não entrou em uma carruagem dourada, mas montou em um simples jumentinho. Ele não conquistou uma batalha militar, mas trouxe a mensagem do amor de Deus para todos os povos. Em Seu caminho para Jerusalém, o Salvador foi recebido com alegria pelas pessoas que testemunharam Seus serviços de amor pelo ser humano caído. Os ex-cativos, os cegos, os mudos, os coxos, as viúvas e os órfãos, os leprosos e até aqueles que foram ressuscitados por Sua voz estavam todos reunidos para celebrar a vida.

Sem dúvida a segunda entrada triunfal de Jesus, agora na Jerusalém celestial, será muito mais impressionante, e todos somos convidados a participar dela. É uma celebração da vida eterna, não da morte. Na mais sublime das ceias, celebraremos com o Senhor da vida em Seu reino celestial. Não haverá carruagens cheias de despojos nem vencidos humilhados. Haverá apenas a alegria da vida em comunhão com nosso Salvador. É um convite irrecusável para todos aqueles que buscam a verdadeira felicidade e paz.

A entrada triunfal de Jesus é uma lembrança de que, independentemente de nossas conquistas terrenas, a verdadeira vitória está em seguir os ensinamentos do Salvador e viver em comunhão com Ele. Podemos afirmar como o apóstolo Paulo: “Graças […] a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta a fragrância do Seu conhecimento em todos os lugares” (2Co 2:14).

Louvemos ao Senhor, pois só Nele está a verdadeira vitória. Com Ele, triunfaremos sobre as forças do mal.

https://mais.cpb.com.br/meditacao/entrada-triunfal-2/

Nenhum comentário:

João 9 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – João 9 Comentário: Pr. Heber Toth Armí JOÃO 9 – Os judeus de João 8 interpretavam...