terça-feira, 13 de agosto de 2024

Snorkel

 Devocional Diário 


Vislumbres da eternidade 

13 de agosto

https://mais.cpb.com.br/meditacao/snorkel/

Snorkel

Sejam praticantes da Palavra e não somente ouvintes. Tiago 1:22

Creio que o snorkel seja essencial para o cristão que flutua em um mundo líquido. Por quê? Porque esse equipamento lhe permite respirar. A fim de existir e sobreviver, todo cristão precisa de “ar”, isto é, do Espírito. 

Alguns preferem rajadas de ar de vez em quando. Vão à igreja uma vez por semana, oram em momentos de necessidade e só. Pensam que inflar-se espiritualmente de maneira pontual é suficiente, mas essa forma de proceder não lhes permite mergulhar com segurança. Outros, no entanto, preferem considerar a religião como “relação”, e não como “relíquia”. São os que precisam de snorkel para respirar continuamente. Um cristão verdadeiro se equipa com snorkel. Se você é desses, saiba que o snorkel: 

1. Deve estar bem ajustado. Existem relações espirituais muito instáveis. Isso costuma acontecer quando baseamos nossa religiosidade apenas nas emoções. Às emoções devemos acrescentar uma experiência pessoal, e surgirão os sentimentos. Aos sentimentos devemos incorporar conhecimento, e surgirão certezas (2Pe 1:5-8). 

2. Deve apresentar certa adaptabilidade. O bocal de um snorkel pode ser muito incômodo se for rígido. É inquestionável que a religião nos proporciona encontros com Deus. O que não tem muita relevância é se esse encontro é de madrugada ou ao entardecer, se as palavras são meditadas ou espontâneas. 

3. Deve estar livre de água. Se houver água, o canal de respiração fica interrompido. Na vida espiritual não existe possibilidade de convivência entre o irregular e o regular. Para o cristão, o maior obstáculo é abrigar um pecado, impedindo-o de respirar o “ar” puro do Espírito. 

4. Deve permitir um bom fluxo de ar. Não é possível praticar o mergulho com um canudinho de refrigerante; isso é insuficiente. Quanto de Cristo você necessita? Somente um pouco pela manhã do dia de descanso, no pôr do sol ou antes das refeições? Qual é o fluxo de ar que você precisa para continuar vivo? 

5. Deve ser usado periodicamente. Quando mergulhamos, não conseguimos ar suficiente se não o aspirarmos na frequência necessária. É preferível uma relação de suaves contatos, mas frequentes, do que contatos muito intensos, mas esporádicos. 

Você já sabe: não se esqueça do snorkel. Ele é vital!

●●●

Nenhum comentário:

Memórias que sustentam

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 11 de setembro Memórias que sustentam Lembro-me destas coisas – e dentro de mim se derrama a mi...