quinta-feira, 4 de julho de 2024

Pesquisadores do Reino

 Devocional Diário

Vislumbres da eternidade
4 de julho
https://mais.cpb.com.br/meditacao/pesquisadores-do-reino/

Pesquisadores do Reino

Todo escriba instruído no reino dos Céus é semelhante a um pai de família que tira do seu depósito coisas novas e coisas velhas. Mateus 13:52


Qualquer estudante ou acadêmico deve se concentrar na pesquisa, no desenvolvimento e na inovação. Espera-se que o tempo investido em obter conhecimento da realidade (pesquisa) seja transferido para a vida cotidiana (desenvolvimento) e produza mudanças para melhor (inovação). Esses podem parecer conceitos atuais, mas, séculos atrás, Jesus já os havia proposto.

Em forma de parábolas, o Mestre esclareceu qual deve ser o enfoque de alguém que deseja crescer no reino dos Céus. Ele deixou claro que, em primeiro lugar, devemos perceber nossa realidade diante do espelho da lei de Deus, o que nos permite experimentar o arrependimento e nos motiva a ir a Jesus. Essa é uma etapa necessária de “pesquisa”.

A etapa seguinte é o desenvolvimento. Paulo morria a cada dia em Cristo Jesus (1Co 15:31) e se tornava nova criatura (2Co 5:17). Isso faz parte do processo para ter um caráter semelhante ao de Cristo, o que chamamos também de “santificação”. Não consiste em sermos santarrões, mas em amadurecermos na fé, tornando-nos cada dia mais confiantes, mais crentes e muito mais responsáveis.

Por fim, vem a inovação. E como podemos realizá-la? Paulo nos aconselha a começar pondo nosso fundamento em Cristo, não em nossas teorias pessoais (1Co 3:11). Mesmo que nos achemos muito espertos, somos instruídos a ter um perfil discreto e a ser humildes, porque é a partir da humildade que se constrói melhor a realidade (1Co 3:18). Somos também orientados a não fazer algo para ter fama ou receber honra (1Co 3:21-23). Esse objetivo não permitiria que terminássemos no reino dos Céus. Por fim, devemos enfocar tudo com um espírito de serviço (1Co 4:1) e sendo fiéis (1Co 4:2). A generosidade (espírito colaborador) e a fidelidade (compromisso e constância) nos conduzirão a Jesus. No diploma Dele está escrito com clareza que Ele é “Fiel e Verdadeiro” (Ap 19:11). Tomara que a mesma declaração esteja escrita em nosso “diploma celestial”!

Você gostaria de matricular-se na pós-graduação do Céu? As inscrições estão abertas! E é muito fácil se inscrever. Coloque-se de joelhos e clame ao Senhor!

●●●

Nenhum comentário:

Imagens da igreja

  Devocional Diário  Vislumbres da eternidade  17 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/imagens-da-igreja/ Imagens da igreja Ele é como...