sábado, 22 de junho de 2024

Quem ri por último ri melhor

 Devocional Diário

Vislumbres da eternidade
22 de junho

Quem ri por último ri melhor

Sara disse: “Deus me deu motivo de riso. E todo aquele que ouvir isso vai rir comigo.” Gênesis 21:6


Mesmo nos dias de hoje, seria difícil acreditar na história. De acordo com os registros, Rajo Devi Lohan é a mulher que ficou gestante na idade mais avançada. Essa senhora indiana deu à luz sua filha Naveen aos 70 anos de idade, depois de um tratamento de reprodução assistida. Porém, Sara tinha 89 anos e Abraão, 100 anos. Não é de surpreender que Sara, escondida atrás de uma cortina de pele de cabra, tenha rido ao ouvir a promessa de Deus de que ela se tornaria mãe. E o que dizer de Abraão, que foi considerado “praticamente morto” pelo autor de Hebreus (Hb 11:12)? Suponho que ele tenha rido pensando que o Senhor é um grande humorista.

No ano seguinte, a promessa de Deus foi cumprida, e Sara ficou grávida. Nem ela podia acreditar. Após os primeiros enjoos, suponho que as primeiras risadas vieram. Talvez uma gargalhada quando o bebê se mexeu pela primeira vez. Foi uma gravidez de cuidados e alegria. Imagino que Sara chegou ao momento do parto com uma overdose de endorfina, pois nada é melhor do que desfrutar dos milagres com alegria.

Com essa história, Abraão não teve dificuldade em escolher um nome para seu filho: Isaque. É um nome sonoro e onomatopeico, que soa como uma gargalhada. Bastava que alguém chamasse Isaque (em hebraico) para que todos tivessem vontade de rir. Além disso, Isaque significa “rirá”, o que mostra que a “piada” de Deus foi tão engraçada que eles ririam por muito tempo. Sara, por sua vez, comentou que qualquer um que ouvisse a história a acharia engraçada.

Por que Deus agiu dessa maneira? Ele havia feito uma promessa a Abraão, que, por sua vez, se deixou levar pelas capacidades humanas e usou métodos incorretos para ter um descendente, pois achava que seria impossível de outra forma. Mas para Deus nada é impossível, e Ele decidiu fazer tudo de maneira grandiosa, chamando a atenção de todos. Com delicadeza, decidiu acrescentar bom humor e graça à história, a fim de não envergonhar Abraão. Deus é fiel! Suas promessas sempre se cumprem.

O Senhor ainda tem a maravilhosa capacidade de converter nosso pranto em riso. Hoje, Ele pode fazer isso por você. Peça. Confie. Ele encherá de alegria seu viver.

https://mais.cpb.com.br/meditacao/Quem-ri-por-ultimo-ri-melhor/
●●●

Nenhum comentário:

Dor de coração

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 24 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/dor-de-coracao/ Dor de coração O cetro não se ar...