segunda-feira, 24 de junho de 2024

Brincando com a genética

 Devocional Diário

Vislumbres da eternidade
24 de junho

Brincando com a genética

Passarei hoje por todo o seu rebanho, separando para mim todas as ovelhas salpicadas e malhadas, todos os cordeiros negros, e todas as cabras malhadas e salpicadas. Isto será o meu salário. Gênesis 30:32


Jacó estava cansado das artimanhas de seu sogro e decidiu confrontá-lo, apresentando as novas condições do acordo. Ele exigiu que todos os carneirinhos pretos e todos os cabritos malhados e com manchas fossem seus, enquanto as demais ficariam para Labão. Parecia uma oferta vantajosa para o sogro, uma vez que a maioria dos rebanhos da região consistia em animais de cor única. As manchas ou pintas escuras eram raras.

Labão acreditava, como era comum na época, que a reprodução acontecia quando os machos inseriam uma minúscula ovelha ou cabra na fêmea. Com essa crença em mente, ele pegou todos os machos manchados e os levou a uma distância de três dias de viagem. O objetivo era impedir que seu genro prosperasse.

Por sua vez, Jacó acreditava ter descoberto a fórmula secreta para a reprodução de um pequeno rebanho: galhos verdes de álamo, aveleira e plátano. Certamente por tradição popular, ele havia concluído que, se fizesse algumas marcas nesses ramos, as fêmeas dariam à luz algo semelhante. Jacó tinha certeza de que seu método produziria um rebanho manchado ou listrado.

Labão ficou chocado quando percebeu que o rebanho de Jacó estava se multiplicando rapidamente. Como era possível que ovelhas e cabras negras e brancas estivessem dando à luz animais com tantas variações? Isso não tinha graça nenhuma. Enquanto isso, Jacó estava se divertindo muito, convencido de que tinha transformado seu rebanho usando apenas alguns ramos verdes. Foi então que o Senhor mostrou a verdade a Jacó: a bênção vinha somente de Deus, e não dos galhos mágicos. O rebanho era híbrido e, portanto, mesmo que as ovelhas e cabras fossem brancas ou negras, elas poderiam dar à luz animais de qualquer tipo. Jacó tinha brincado com as leis da genética sem saber. Naturalmente, levaria alguns séculos até que Mendel as descobrisse.

O mais interessante nessa história é ver como Deus nos abençoa apesar de nossa visão estreita da realidade, pois Ele conhece nossas limitações.

Seja fiel ao Senhor, pois o que realmente garante o sucesso não são os estratagemas humanos, mas a bênção de Deus (Pv 10:22).

https://mais.cpb.com.br/meditacao/brincando-com-a-genetica/
●●●

Nenhum comentário:

Imagens da igreja

  Devocional Diário  Vislumbres da eternidade  17 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/imagens-da-igreja/ Imagens da igreja Ele é como...