segunda-feira, 27 de maio de 2024

Oséias 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Oséias 3
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


OSEIAS 3 – No capítulo anterior, Deus, por meio de Seu profeta, declara julgamento sobre Israel devido à infidelidade e idolatria. Deus retira Sua bênção e proteção, consequentemente cessam as celebrações e festividades que deveriam trazer prazer e felicidade.

• Os momentos de alegria e adoração a Ele foram corrompidos pelo sincretismo religioso, por isso teriam fim.

Portanto, Oseias 2:11 indica uma separação e o fim temporário da comunhão com Deus. Os sábados representam essa relação de aliança com Deus (Ezequiel 20:12, 20), cuja cessação simboliza a retirada de Sua presença devido à traição de Seu povo.

Entretanto, em Oseias 3, após o anúncio do julgamento, há uma promessa de restauração. Deus promete que, apesar da punição, Israel retornaria a Ele e seria restaurado. Esse retorno está marcado pelo arrependimento e uma renovada busca por Deus. A referência a “Davi, seu rei”, aponta para a esperança messiânica e o estabelecimento de um reino sob um governante divinamente escolhido (v. 5).

Oseias 3:1-3 oferece-nos uma visão ousada e transformadora do amor de Deus. É um amor que desafia as normas sociais e religiosas, um amor que persiste na face da traição, um amor que paga o preço da redenção e um amor que promete restauração.

Oseias não apenas redime sua esposa, mas também estabelece novas condições para o futuro deles juntos. Esta é uma visão poderosa da nova aliança que Deus deseja fazer com Seu povo. É a esperança para a reconciliação e um futuro onde a fidelidade e a intimidade são restauradas (Isaías 66:22-23).

• O sábado é um dia deleitoso, prazeroso... tão especial quanto o dia do encontro entre um jovem e uma moça perdidamente apaixonados (Isaías 58:13-14). Porém, o formalismo e a prática incorreta deste dia especial, tem feito com que Deus retirasse Sua presença dele. Todavia, quando Jesus veio ao mundo, assumiu ser o Senhor do sábado para resgatar seu verdadeiro, prazeroso e divino significado (Marcos 2:27-28; Gênesis 2:1-3; Êxodo 20:8-11). Como autor e Senhor do sábado, Jesus viveu para revelar como deve ser observado esse dia sagrado (Mateus 12:1-21; João 5:1-47; 9:1-41).

Assim, Oseias 2:11 sublinha a seriedade do pecado e suas consequências, enquanto Oseias 3:4-5 amplia a visão para incluir a esperança e a promessa de restauração após o arrependimento!

Arrependamo-nos... Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Ovos contra pedras

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 18 de junho Ovos contra pedras Mesmo que o nosso ser exterior se desgaste, o nosso ser interio...