segunda-feira, 6 de maio de 2024

Gigante

 Devocional Diário


Gigante

O Senhor está comigo como um poderoso guerreiro [gigante]. Por isso, os meus perseguidores tropeçarão e não vencerão. Ficarão muito envergonhados por causa do seu fracasso; sofrerão afronta perpétua, que jamais será esquecida. Jeremias 20:11


Existem muitas lendas acerca de gigantes. Uma das mais conhecidas tenta explicar as 40 mil colunas de pedra que se encontram no nordeste da Irlanda, chamadas de “Calçada dos Gigantes”. Reza a lenda que havia dois gigantes, um na Irlanda e o outro na Escócia. Os dois não tinham um bom relacionamento e, constantemente, atiravam pedras um no outro. Foram tantas pedras que se tornou possível atravessar de uma ilha para a outra pelo caminho criado por aquelas pedras. Um dia, o gigante escocês, que era muito mais forte do que o irlandês, decidiu atacar seu adversário. Temendo o pior, a esposa do gigante irlandês disfarçou o marido de bebê. Ao vê-lo, o gigante escocês pensou que, se o bebê era assim, qual não seria o tamanho do pai! E fugiu para a Escócia.

Nos relatos hebreus, os filhos de Anaque eram uma raça de gigantes que vivia em Canaã. Quando os espias enviados por Moisés retornaram de suas investigações, eles admitiram que se sentiram como minúsculos gafanhotos diante daqueles guerreiros. Golias tinha quase três metros de altura, sendo que sua couraça pesava 50 quilos. Quando ele desafiou os soldados hebreus, todos se acovardaram e temeram pela própria vida. Embora grande, ele foi derrotado por um jovenzinho que confiava em Deus. Os hebreus conquistaram a terra de Canaã, e Golias morreu diante de Davi, pois o Senhor é mais poderoso do que qualquer gigante.

Jeremias foi um profeta que passou por maus bocados. Não sei se a maioria de nós teria resistido a tudo o que ele enfrentou. Onde estava o segredo de sua resistência? Muito fácil: ele se colocava sob a proteção do mais poderoso dos gigantes: o Senhor Deus. Ninguém se iguala ao Seu tamanho, muito menos à Sua capacidade de resolver problemas. Nós também passamos por tribulações e situações que parecem não ter solução. Ao nosso lado, porém, está o melhor dos gigantes. Quando seus adversários se levantarem e o ameaçarem, quando o tamanho de suas afrontas o atemorizar, coloque-se ao lado do Senhor e você vencerá. 

Vislumbres da eternidade
6 de maio
https://mais.cpb.com.br/meditacao/gigante-2/

Nenhum comentário:

Teoceno

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 24 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/teoceno/ Teoceno Nós, porém, segundo a promessa d...