sábado, 13 de abril de 2024

Serendipidade

 Devocional Diário

Serendipidade

Se […] algum de vocês necessita de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá com generosidade e sem reprovações, e ela lhe será concedida. Tiago 1:5


Em um relato persa do século 18 intitulado “Os Três Príncipes de Serendip”, são narradas as aventuras de três irmãos príncipes, originários de Serendip (Sri Lanka), que resolviam problemas acidentalmente. É por essa razão que, quando nos deparamos com coisas boas e inesperadas, dizemos que houve uma “serendipidade”.

Para muitos, foi por acaso que um termômetro de mercúrio se quebrou na mão de Louis Daguerre e, graças a esse incidente, ele descobriu o que viria a ser a técnica da fotografia. Ou que Alexander Fleming abandonasse algumas plaquetas em seu laboratório e nelas crescesse o fungo da penicilina, que tem salvado tanta gente. O mesmo aconteceu com Colombo quando, a caminho da Índia, descobriu o que viria a se chamar de América.

Quantas vezes já buscamos a Bíblia com um objetivo e acabamos descobrindo algo totalmente diferente e enriquecedor? Seria uma obra do acaso? Creio que não. Acho que Deus clarifica nossa percepção do mundo e de suas realidades com essas pequenas “casualidades”. Por vezes, essa “serendipidade” nos propõe soluções para necessidades existenciais. Em outras, ela fica em nossa memória até que, em um dia qualquer, acabamos compreendendo Sua grandeza. Essas “serendipidades” ampliam nossa visão sobre a Bíblia e nos proporcionam um panorama muito mais amplo ao interpretarmos esse maravilhoso livro. Todas elas são o princípio da nossa construção como pessoa.

Afinal, a Bíblia existe para que compreendamos a realidade do Universo e nosso lugar nele. Só temos que pedir sabedoria a Deus, e Ele nos responderá, mesmo que a resposta não seja a que esperávamos. Mas o que importa se temos a solução a nosso alcance? Em muitas ocasiões, serão pequenos detalhes, mas lembre-se da frase de Georg Christoph Lichtenberg: “A tendência humana de considerar como importantes as pequenas coisas tem produzido muitas coisas grandes.”

Deus atua nos detalhes, portanto, preste atenção a eles. A atenção às pequenas coisas da vida pavimenta o caminho para grandes conquistas. Colecione “serendipidades” em sua trajetória e você compreenderá a grandeza da providência divina.

Vislumbres da eternidade
13 de abril
https://mais.cpb.com.br/meditacao/serendipidade/
•••

Nenhum comentário:

Ezequiel 36 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 36 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 36 – Um estômago empedrado d...