quarta-feira, 24 de abril de 2024

Reconheça e confie

 Devocional Diário

Reconheça e confie

Então o homem disse: “A mulher que me deste para estar comigo, ela me deu da árvore, e eu comi.” Gênesis 3:12

O relato de Adão em Gênesis 3 é tristemente parecido com nossa realidade. Não é só porque ali estão descritos quais seriam os efeitos do pecado neste mundo, mas porque Adão tem uma reação muito peculiar: ele coloca a culpa da sua conduta nos outros. Se lermos detalhadamente a justificativa, ficamos com a impressão de que ele transfere a culpa do que ocorreu para o próprio Deus. A técnica de Adão era “transferir e ignorar”.

Essa é uma reação frequente nas pessoas que fizeram algo errado e não se sentem verdadeiramente arrependidas. Dar desculpas ou culpar os outros, além de infantil e covarde, é também uma atitude que não ajuda a resolver o problema. Por quê? Porque, ao transferir a culpa, não se consegue reconhecer onde está o problema nem como enfrentá-lo. Imagine que seu pé esteja doendo muito, mas que toda hora você insiste que o problema está no seu tipo de penteado. Por mais que você vá ao salão para dar formas diferentes ao seu cabelo ou para cortá-lo, a dor do seu pé não vai desaparecer. Franz Grillparzer, um dramaturgo austríaco, afirmou acertadamente: “Existe um remédio para as culpas: reconhecê-las.”

Reconhecer nosso erro é um passo imprescindível para alcançar a solução. Não somente nos recoloca no caminho da verdade, como também nos tira da infância espiritual, aquela em que se vive na fantasia e na cegueira. Depois de reconhecer a culpa, não fique com ela. Passe-a para Jesus. Como diz 1 João 1:9, “se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. A técnica de Jesus é “reconhecer e confiar”. Reconhecer a culpa e confiar sua vida ao Senhor.

Faça a você mesmo as seguintes perguntas: Faço algo de errado? Jogo a culpa nos outros? Que culpa me atrevo a reconhecer? Sigo a técnica de Adão ou a de Jesus? Pergunte-se essas coisas com as palavras de 1 João 4:10 ao fundo: “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou e enviou o Seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.” Deus continuará amando-o, não importa o que você fizer. Você já sabe: reconheça, confie e, com a ajuda de Cristo, mude! 

Vislumbres da eternidade
24 de abril
https://mais.cpb.com.br/meditacao/reconheca-e-confie/

•••

Nenhum comentário:

Teoceno

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 24 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/teoceno/ Teoceno Nós, porém, segundo a promessa d...