quinta-feira, 25 de abril de 2024

O poder das palavras

 Devocional Diário

O poder das palavras

Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23

Jó estava sofrendo uma desgraça atrás da outra. Ele havia sido um dos homens mais ricos e famosos de sua região, mas tudo começou a se voltar contra ele. De forma dramática, ele perdeu sua família e suas riquezas. Como se não bastasse, Elifaz, um dos seus melhores amigos, alegou que a culpa de tudo o que estava acontecendo era do próprio Jó. O pobre homem poderia ter se ressentido com seu amigo e explodido de raiva, expulsando os amigos de sua presença. No entanto, Jó optou por falar educadamente com eles, expressando como se sentia, a consolação de que precisava naquele momento e como não a estava recebendo.

Jó é um modelo de comunicação por ter escolhido um método que ajuda os outros e, ao mesmo tempo, alimenta um espírito de equilíbrio. Tanto a raiva quanto o ressentimento não são atitudes corretas.

E você, como reage? Ao sofrer um ataque, você contra-ataca ou pondera? Como você aplica o verso bíblico que diz que “a resposta branda desvia o furor” (Pv 15:1)? Você se responsabiliza por suas palavras? Tenha em mente que, quando as palavras saem da sua boca, elas adquirem vida própria. Josh Billing, um humorista norte-americano contemporâneo de Mark Twain, disse a esse respeito: “Metade dos nossos problemas na vida pode ser identificada pelo fato de termos dito ‘sim’ muito rápido ou ‘não’ muito tarde.”

Salomão nos propõe dois caminhos. Primeiro, devemos nos alegrar com as coisas que dizemos. Nossas palavras devem incentivar a bondade e a verdade. Segundo, devemos aprender a dizer as palavras corretas no momento oportuno. A verdade não nos autoriza a ser agressivos; a bondade não nos obriga a ser passivos. A verdade nos anima a ser sinceros; a bondade, a ser carinhosos.

Quero incentivá-lo a praticar a pronúncia das palavras justas que vêm acompanhadas da verdade e da bondade. Pondere suas palavras e observe o efeito que elas produzem nas pessoas ao seu redor. Esteja ciente do ambiente que suas palavras criam e domine aquilo que você diz. Suas palavras têm o poder de afetar outras vidas. Então, fale com cuidado e escolha as palavras com sabedoria. Se não sabe como fazer isso, peça ajuda ao Senhor.

Vislumbres da eternidade
25 de abril
https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-poder-das-palavras-6/
•••

Nenhum comentário:

Teoceno

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 24 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/teoceno/ Teoceno Nós, porém, segundo a promessa d...