domingo, 14 de abril de 2024

O poder da informação

 Devocional Diário

O poder da informação

Que eles deem graças ao Senhor por Sua bondade e por Suas maravilhas para com os filhos dos homens! Pois saciou a alma sedenta e encheu de bens a alma faminta. Salmo 107:8, 9


Ter informação é ter poder e autoridade. Um exemplo disso é Alexandre, o Grande. Quando ainda criança, ele foi instruído por Aristóteles. Com todo o conhecimento que obteve do filósofo, Alexandre conseguiu estender suas conquistas até a Índia. O conhecimento adquirido lhe deu o poder para destruir e a autoridade para impor seu controle. Por sua vez, Aristóteles se estabeleceu em Atenas e fundou seu Liceu, um centro com interesses pedagógicos, mas que o ajudou a estender sua influência e autoridade por todo o império.

O Salmo 107 nos apresenta uma função muito diferente da informação. O hino começa com uma expressão de louvor: “Deem graças ao Senhor, porque Ele é bom, e a Sua misericórdia dura para sempre.” Embora o cântico inteiro apresente a grandeza do poder e da autoridade do Senhor, ele destaca duas de Suas características mais notáveis: bondade e misericórdia. A cada verso, o salmista mostra exemplos de como Deus transforma a existência das pessoas tirando-as das adversidades e oferecendo-lhes uma vida melhor.

Não tenho encontrado muitos estudos em que a bondade e a misericórdia apareçam como competências. Ser bom e misericordioso nos coloca no terreno da assertividade, da colaboração e da melhora. Somos chamados a nos expressarmos com verdade e com afeto, e a fazer do ensino um instrumento para o crescimento do próximo. Também devemos potencializar a cooperação, visto que o bem não deveria ser uma aventura isolada, mas o esforço conjunto de pessoas de bem. Não há dúvida de que o objetivo é deixar este mundo muito melhor do que quando aqui chegamos. Não precisamos de grandes epopeias. Precisamos unir esforços. Como diria o poeta japonês Ryunosuke Satoro, “individualmente, somos uma gota; juntos, um oceano”.

Aprendemos e ensinamos a fim de que a bondade e a misericórdia tenham seu espaço adequado, para que as pessoas cresçam na graça de Deus e O conheçam.

Nesta era de tanta informação desencontrada, você já conduziu alguém ao verdadeiro conhecimento? Com quantas pessoas você tem compartilhado as informações que salvam? O evangelho transforma. Compartilhe-o. 

Vislumbres da eternidade
14 de abril
https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-poder-da-informacao/

•••

Nenhum comentário:

Teoceno

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 24 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/teoceno/ Teoceno Nós, porém, segundo a promessa d...