segunda-feira, 22 de abril de 2024

O melhor orador

 Devocional Diário

Vislumbres da eternidade
22 de abril
https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-melhor-orador/ 

O melhor orador

[Os guardas] responderam: “Jamais alguém falou como este Homem.” João 7:4


Alguns dizem que Demóstenes foi o melhor orador da Antiguidade. Ele era gago, mas superou seu problema com muito esforço. Outro grande orador foi Abraham Lincoln. Até hoje, seu Discurso de Gettysburg é um marco para os norte-americanos. Winston Churchill foi um dos mais notáveis oradores. Desde jovem, ele achava que, entre os talentos concedidos ao ser humano, o da palavra era o de maior destaque. Também poderíamos incluir nessa lista Nelson Mandela, Ronald Reagan e Barack Obama. No entanto, ninguém falou como Jesus. Demóstenes tinha método, mas Jesus era método. Lincoln tinha princípios, mas Jesus era princípio. Churchill tinha visão histórica, mas Jesus fez história.

Ellen G. White nos dá a chave do segredo do Mestre: “As palavras de Cristo não contêm coisa alguma que não seja essencial. O Sermão do Monte é uma produção admirável, mas é tão simples que uma criança pode estudar e compreender suas palavras. O monte das bem-aventuranças é um símbolo da elevação espiritual em que Cristo sempre Se achava. Toda palavra que Ele proferia provinha de Deus e falava com autoridade do Céu. ‘As palavras que Eu lhes tenho falado’, disse Ele, ‘são espírito e vida’ (Jo 6:63). Seu ensino é cheio de verdades enobrecedoras e salvíficas, às quais as mais elevadas ambições do ser humano e suas mais profundas indagações não se podem comparar. Ele estava desperto para a terrível ruína iminente sobre a humanidade, e veio, por Sua justiça, salvar pessoas, trazendo ao mundo esperança e alívio pleno” (Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 439). Não eram só palavras; Ele era Palavra.

A nosso modo, podemos falar como Jesus. Temos ao nosso alcance uma mensagem simples e essencial. Temos a possibilidade de nos conectar a um Deus que está sempre disponível. Temos a sensibilidade para compreender os pecadores porque somos um deles. Além de tudo isso, podemos compartilhar a graça, pois, com Jesus, a temos alcançado. Temos a oportunidade e, mesmo que não passemos para a história por conta das nossas palavras, podemos refazer histórias graças à Palavra.

Como você tem falado do evangelho? Seja ousado. Use sua voz e sua vida para a glória de Deus. 

•••

Nenhum comentário:

Aqui, ao meu lado

  Devocional Diário Aqui, ao meu lado Que grande nação há que tenha deuses tão chegados a si como o Senhor, nosso Deus, todas as vezes que O...