quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Jeremias 17 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Jeremias 17
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JEREMIAS 17 – Ao nos depararmos com este capítulo, somos confrontados com uma mensagem profunda e relevante para os dias atuais. Nele, encontramos uma série de advertências e promessas divinas, todas envoltas numa reflexão sobre a confiança do indivíduo em si mesmo versus a confiança em Deus.

Jeremias é instrumento de Deus para transmitir as palavras divinas a um povo que se desviou dos caminhos corretos, perdendo-se em suas próprias práticas e crenças. Os pecados surgem pela confiança nas próprias opiniões, em vez de confiar no Deus que ama e transmite Sua revelação.

Analisando Jeremias 17:10, John MacArthur declara que, “para os pecados das pessoas (vs. 1-4), para uma pessoa estéril (vs. 5-6) ou para uma pessoa abençoada (vs. 7-8), Deus é o Juiz final e dará a Sua sentença pelas Suas obras (cf. Ap 20:11-15). Ele pesará na balança todas as ações deles (1Sm 2:3)”.

MacArthur ainda observa que em Jeremias 17:14-18, o profeta cercado por pessoas descrentes (vs. 1-6, 11, 13), apresentou qualidades de uma pessoa temente a Deus:

• Deus era a razão e a motivação do seu louvor (Jeremias 17:14).
• O fiel tem coração de pastor, para seguir a Deus (Jeremias 17:16).
• A pessoa piedosa deve ser dedicada à oração, aberta à investigação de Deus.
• Deus deve ser a base da esperança do fiel (Jeremias 17:17).
• O crente confia na fidelidade de Deus para libertar, mesmo no castigo (Jeremias 17:18).

Ainda, em Jeremias 17, “o mandamento do sábado é destacado para receber atenção especial [vs. 19-27]. Embora todos os mandamentos tivessem sido transgredidos (ver 7:9), o sábado tinha importância especial como sinal de aliança (ver Êx 31:12-17)”. Interessante que, “as bênçãos da aliança são condicionais à obediência. A fiel observância do sábado representa, neste texto, a obediência fiel a toda a lei”. E, esta bênção não é exclusiva para Israel/judeus. Pois, no plano de Deus, “Jerusalém se tornaria um centro de adoração para todos” (Bíblia Andrews).

Enfim, Deus cura, restaura e protege àqueles que depositam sua confiança nEle. Essas promessas não são apenas para o povo da época de Jeremias, elas estão disponíveis a todos nós que buscamos viver em íntima comunhão com o Deus Criador e Seu Filho – o Senhor do sábado (Marcos 2:27-28). Portanto, reavivemos nossa confiança totalmente em Deus! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Beleza interior

  Devocional Diário Beleza interior Quão grande é a Sua bondade! E quão grande é a Sua formosura! Zacarias 9:17 A estética é muito important...