segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Casal

Casal


Assim Deus criou o ser humano à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:27

Precisamos voltar a Gênesis 1 para compreender a essência do primeiro casal. Ali, em estilo poético, somos lembrados de quem criou o ser humano e de como o fez. Fomos criados por Deus. Não há qualquer indicação de que tenha ocorrido outro processo gerativo. Deus, pessoalmente, criou o ser humano – sem obra do acaso, como na w, nem por interesse em seu serviço, como nas religiões cananeias, tampouco como um incômodo, como na religião grega. O que O motivou foi Sua paternidade, Seu amor. “À Sua imagem” envolve a mesma semelhança com que a genética nos presenteia ao vermos um recém-nascido.

É muito curioso, pois essa expressão, “à Sua imagem”, se repete. Na poesia hebraica, é normal encontrar paralelismos. Isso corre quando uma expressão diz o mesmo que a anterior. Por que Moisés insiste que o autor da criação é Deus e que Suas criaturas se parecem com Ele? Porque quer, de maneira explícita, deixar claro que fomos projetados carinhosamente por Deus.

Além disso, o poema revela a composição do ser humano: masculino e feminino. No original, os termos “homem” e “mulher” revelam algo sublime, posto que ’ish (homem) é complementado por ’ishah (mulher). O ser humano, portanto, é a soma do masculino (zakhar) com o feminino (neqevah). Assim, a fórmula seria: ser humano = masculino + feminino. É na plenitude da relação conjugal que a imagem de Deus no ser humano se revela por completo.

Fomos desenhados para viver a dois. A semelhança e a complementaridade entre Adão e Eva nos indicam um contexto de companheirismo e apoio mútuo. Deus usa poesia para definir a mais bela de Suas criações, pois a vida matrimonial deve refletir a poesia divina.

Crescemos como casal, compreendemos como casal, projetamos como casal e, como casal, desenvolvemos um caráter idôneo para voltarmos ao Éden. Não é pouca coisa! Não deixemos que a pressão social nos confunda e desvirtue o casamento.

Hoje, ore de maneira especial por seu cônjuge. Caso não seja casado, ore para que Deus use você e dirija seus passos, pois Ele também tem um plano para os solteiros.

Devocional Diário

Vislumbres da eternidade
15 de janeiro
https://mais.cpb.com.br/meditacao/casal/

Nenhum comentário:

No caminho

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 12 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/no-caminho/ No caminho Ensine a criança no camin...