sábado, 23 de dezembro de 2023

VIDA ESPIRITUAL

 MEDITAÇÃO DIÁRIA

23 de dezembro

VIDA ESPIRITUAL

Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossas transgressões, nos deu vida juntamente com Cristo – pela graça vocês são salvos. Efésios 2:4, 5


natureza humana, em sua origem, era santa, perfeita e estava em plena harmonia com o Criador. O ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, foi formado com corpo, mente e espírito.

O corpo físico o identifica com o reino animal. A mente é chamada na Bíblia de coração e, em alguns contextos, de alma (1Ts 5:23), abrangendo as faculdades intelectuais, as emoções e a vontade. O espírito, por sua vez, é aquele aspecto que nos torna capazes de manter comunhão com Deus e de perceber e apreciar as coisas espirituais. Isso nenhum animal possui.

O propósito de Deus ao criar a humanidade foi que esta refletisse cada vez melhor Sua imagem e glória. Todas as suas capacidades poderiam ser desenvolvidas. Contudo, devido à entrada do pecado, a natureza humana foi transformada integralmente. O corpo, a mente e o espírito foram afetados. Iniciou-se um processo de deterioração do corpo e da mente, e sua morte espiritual foi imediata (Ef 2:1, 5). O ser humano se tornou alienado de Deus e perdeu o desejo e a capacidade de conhecê-Lo. Suas faculdades espirituais deixaram de funcionar, e ele se tornou incapaz de se interessar por assuntos espirituais.

Felizmente, Deus concebeu um plano para recuperar a humanidade e restaurá-la à Sua imagem e semelhança, de modo a conduzi-la à perfeição original. Esse plano centraliza-se na pessoa e na obra de Cristo e continua em andamento por meio de Seu Espírito. Por causa de Seu amor, Aquele que deu Seu Filho por nós envia também Seu Espírito e Sua Palavra. Quando o pecador ouve a Palavra e crê, ocorre uma ressurreição espiritual. Ele recebe vida de Deus (Ef 2:4, 5).

À nossa volta, existem pessoas que parecem estar vivas. Têm um corpo forte e saudável. São inteligentes e espertas, mas estão mortas espiritualmente. Vivem como se Deus não existisse. Levemos a elas a Palavra. Ao crerem em Jesus, receberão a verdadeira vida. 

Nenhum comentário:

Hotel Abraão

  Devocional Diário Hotel Abraão Abraão plantou uma tamargueira em Berseba e invocou ali o nome do Senhor, o Deus Eterno. Gênesis 21:33 Um c...