terça-feira, 31 de outubro de 2023

PROVÉRBIOS DE SALOMÃO

 MEDITAÇÃO DIÁRIA 

31 de outubro

PROVÉRBIOS DE SALOMÃO

Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel, [...] para dar prudência aos simples e conhecimento e discernimento aos jovens. Que o sábio ouça e cresça em prudência. Provérbios 1:1, 4, 5

propósito do livro de Provérbios é ensinar o conhecimento, a prudência e a maneira de proceder com correção e justiça. Ele revela como podemos viver com sabedoria. Como pensar e agir corretamente em todas as circunstâncias da vida (2:1-6, 9; 23:23, 24). Provérbios trata da conduta, e a sabedoria que ensina se centraliza em Deus.
“Nos provérbios de Salomão estão esboçados princípios de uma forma santa de viver […]; princípios originários do Céu e que conduzem à devoção; princípios que devem reger cada ato da vida. Foi a ampla disseminação desses princípios e o reconhecimento de Deus como Aquele a quem pertence todo louvor e honra que fizeram dos primeiros tempos do reinado de Salomão uma ocasião de reerguimento moral, bem como de prosperidade material” (Profetas e Reis, p. 17 [33, 34]).

Embora a sabedoria seja necessária e acessível a todos (1:20-23; 8:1-5; 9:1, 5; Tg 1:5), o público que Salomão tinha em vista era formado pelos simples, os jovens e os sábios (1:4-6). Os simples são aquelas pessoas simplórias. Acreditam em qualquer coisa e em qualquer um, demonstrando ingenuidade e, às vezes, tolice. Meditando e assimilando os provérbios, eles se tornarão prudentes e equilibrados.

Os jovens podem ter vigor e inteligência, mas lhes falta a experiência, simplesmente porque viveram pouco. Porém, não precisam esperar passar um longo tempo para aprender com seus próprios acertos e erros. Devem aprender de outros, especialmente dos sábios. O livro de Provérbios compartilha justamente essa sabedoria que lhes é tão necessária.

Os sábios também podem se beneficiar com os provérbios. Quem é verdadeiramente sábio reconhece que não sabe tudo. Mais do que os jovens e os ingênuos, o sábio entende a necessidade de estar continuamente aprendendo, desenvolvendo-se e se aperfeiçoando.

O livro ainda tem um destaque: “o temor do Senhor” (1:7). Isso nos lembra que a verdadeira sabedoria inicia com um correto relacionamento com Deus, o fundamento da vida reta. O autor de Provérbios nos faz um convite: “Ouça […] e cresça.”

https://youtube.com/watch?v=oRypWLq3BWw&si=Vd4hnqkTS4R9TQ5q

Nenhum comentário:

Teoceno

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 24 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/teoceno/ Teoceno Nós, porém, segundo a promessa d...