quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Salmos 103 Comentário:

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 103
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 103 – Deus é idealizador da religião; consequentemente, Satanás pretende pervertê-la.

Idolatria, liberalismo, perfeccionismo, tradicionalismo, legalismo e tantos outros grupos religiosos são formas deturpadas de espiritualidade; contudo, muitos entram por estes “becos sem saída” acreditando estarem no caminho certo.

A Bíblia, quando estudada corretamente, é o único Livro que auxilia a não apenas encontrar a verdadeira religião, mas aponta a forma correta de praticar tal religião; a qual, em vez de prejudicar pessoas, torna-se bênção – ela é positiva numa sociedade puramente negativa, ela oferece vantagens numa sociedade que busca tirar vantagens.

Observe os seguintes pontos extraídos de uma reflexão do Salmo 103:

• O Salmo 103 mostra que a religião verdadeira promove identidade e comunidade, pois a adoração é uma expressão da identidade coletiva de um grupo de gente que se reúne visando esse propósito. Há relacionamento entre Deus e os fiéis; por isso, os crentes se reúnem para agradecer, reconhecendo Sua misericórdia e graça num mundo de desgraças. Essa identidade compartilhada através do inter-relacionamento dos membros da igreja pode ser vista como uma forma de coesão social, onde a religião atua como um fator de união entre indivíduos na sociedade.

• O Salmo 103 trata da importância das instituições religiosas na vida humana, ao falar sobre louvar a Deus em comunidade na companhia de seres celestiais. A prática comunitária de adoração reflete o papel das instituições religiosas como locais onde indivíduos se reúnem, interagem, compartilham valores e experiências, e encontram um senso de pertencimento – desempenhando assim a manutenção de comunidades coesas, instituídas pelo próprio Deus.

• O Salmo 103 destaca a ideia de que Deus perdoa as iniquidades e cura as enfermidades. Com isso fica evidente que a religião verdadeira, corretamente praticada, influencia e restaura física, emocional, social e espiritualmente a comunidade.

• O Salmo 103 promove a justiça na sociedade ao revelar um Deus que Se preocupa com pessoas necessitadas – assim, Seus súditos também são motivados a praticarem a solidariedade, a equidade... e a distribuir recursos próprios na sociedade, desejando promover o bem.

Deus como Juiz “faz justiça e defende a causa dos oprimidos” (Salmo 103:3). O Salmo não aborda a capacidade humana para atingir certo nível moral, mas reconhece um Deus que Se importa com nossa fragilidade, perdoa nossos pecados, e restaura-nos totalmente. Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

O poder da informação

  Devocional Diário O poder da informação Que eles deem graças ao Senhor por Sua bondade e por Suas maravilhas para com os filhos dos homens...