sábado, 5 de agosto de 2023

O CAMINHO DO JUSTO

 Meditação Diária

5 de agosto

O CAMINHO DO JUSTO

Bem-aventurado é aquele que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Pelo contrário, o seu prazer está na lei do Senhor, e na Sua lei medita de dia e de noite. Salmo 1:1, 2

O primeiro dos 150 salmos da Bíblia apresenta, de modo condensado, um tema que vai se repetir ao longo do livro: a diferença entre o justo e o ímpio, no presente e no futuro. Ele mostra que enquanto um é abençoado, o outro perecerá. Sua ênfase está no caminho do justo.

O caminho do justo é abençoado. Aquele que se apega a Deus pode ter paz e satisfação, independentemente das circunstâncias que o cercam. Ele tem a bênção de Deus sobre sua vida.

O caminho do justo é marcado por retidão. Ele não segue, não se detém nem se assenta com aqueles que desprezam o Senhor. Os ímpios são aqueles que dão as costas a Deus. Os pecadores são os que erram o alvo e vivem para si mesmos. Os escarnecedores são aqueles que zombam de Deus e das pessoas. Mas o justo não é conivente com o mal.

O caminho do justo é traçado pela Palavra de Deus. A lei (torah) no livro dos Salmos é uma referência à Palavra de Deus. O salmo nos fala de alguém apegado à Palavra divina. Isso é ilustrado por uma árvore com folhagem exuberante que no devido tempo dá os frutos esperados. Esse fato ocorre por causa das raízes que constantemente absorvem as águas que se encontram ao redor. O que as águas são para a árvore, a Palavra de Deus é para o justo. Ela modela seu pensamento e seu comportamento. É o prazer de sua vida.

O caminho do justo é de vida e prosperidade. Como a boa árvore, ele dá muito fruto. Uma vida fundamentada na Palavra de Deus contém os elementos mais eficazes para o êxito humano: laboriosidade, honradez, persistência, confiança e otimismo. Porém, o mais importante não é que os nossos empreendimentos prosperem, mas que a obra de Deus se realize em nós. É nesse sentido que o justo prosperará.

Em oposição a tudo isso, há o caminho dos maus. O ímpio é como uma palha: coisa seca, sem vida. Não há firmeza moral. Leva uma vida de futilidade. Não honra a Deus nem abençoa os semelhantes. No juízo, receberá a reprovação final. Hoje, sigamos o caminho do justo.

https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-caminho-do-justo/
https://youtu.be/ef514AZJVwo

Nenhum comentário:

Ganhadores de vidas

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 26 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/ganhadores-de-vidas/ Ganhadores de vidas O fruto...