domingo, 27 de agosto de 2023

FRUTO DO ESPÍRITO

 Meditação Diária

27 de agosto

FRUTO DO ESPÍRITO

O fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Gálatas 5:22, 23

tema da carta de Paulo aos gálatas é a doutrina da justificação pela fé. Ele a explica e mostra como ela nos transforma radicalmente. Em seu argumento, o apóstolo usa as expressões carne EspíritoCarne é uma referência à natureza pecaminosa. É o que somos por nascimento, por natureza e hereditariedade. É nossa condição caída. Espírito é o Ser divino que produz em nós o novo nascimento e nos dá o desejo e a capacidade para servir a Deus.

carne e o Espírito estão em constante conflito. A carne produz obras, e o Espírito produz fruto. As obras da carne abrangem quatro áreas. A primeira é a área sexual. Ela inclui prostituição, impureza (comportamento anormal) e lascívia (atrevido desprezo pelo decoro). Essas três palavras abrangem todo tipo de comportamento sexual ilegítimo, de casados e solteiros, públicos ou particulares. Em segundo lugar, é mencionada a área religiosa, sendo citadas as idolatrias e feitiçarias (ou bruxarias, que consistiam no uso de drogas com propósitos mágicos). Na sequência, vêm males sociais: as inimizades, rixas, ciúmes, iras, discórdias, divisões, facções e invejas. Eles retratam o colapso nos relacionamentos. Finalmente, há a área da alimentação: bebedices e glutonarias – pecados que predominavam no mundo pagão. Quem pratica as obras da carne será excluído do reino de Deus (Gl 5:19-21).

Deus envia Seu Espírito ao pecador para que este receba a Cristo como Salvador e Senhor, crucifique a carne com suas paixões (v. 24) e passe a andar segundo os ditames do Espírito (v. 16, 25). Em contraste com as obras da carne, o Espírito produz o fruto composto de “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão [e] domínio próprio” (Gl 5:22, 23). Essa mudança é tão grande que é comparada a uma nova criação: “Se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2Co 5:17).

Hoje, diga “não” à carne e “sim” ao Espírito de Deus. Permita que Ele transforme sua vida e faça com que ela frutifique. 

https://mais.cpb.com.br/meditacao/fruto-do-espirito-4/
https://youtu.be/ql1mnRtXJ3Q

Nenhum comentário:

Dor de coração

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 24 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/dor-de-coracao/ Dor de coração O cetro não se ar...