sábado, 8 de julho de 2023

Salmos 63 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 63
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 63 – Nossa busca intensa por Deus deve acontecer sempre, em todas as fases da existência, inclusive nos momentos mais críticos, desafiadores e difíceis. Há três momentos ou ocasiões em que Davi considera neste Salmo para buscar a Deus ansiosamente:

• No deserto (Salmo 63:1) – “Este é um dos Salmos mais afetuosos. Não contém nenhuma petição. Consiste de alegria, louvor, agradecimento, anelo pela comunhão com Deus, e nem um pedido de vantagens temporais ou espirituais” (CBASD). A falta de água e a sede num deserto árido é como nosso ser deve almejar por Deus. Ele é a única fonte de verdadeira satisfação e refrigério para nosso coração.

O deserto é lugar de provação e solidão física, social e espiritual. Nesta situação, somente Deus pode prover satisfação. Perdas, decepções, doenças, desânimos são áridos e desafiadores desertos de nossa vida moderna que nos ajudam a ansiar mais por Deus.

• No Santuário (Salmo 63:2-5) – O foco de Davi no Santuário revela que “seu maior anseio não é pela coroa, mas por Deus; seu maior desejo não é pelo conforto do palácio, mas pela comunhão com Deus; e seu maior bem não é a vida, mas a graça de Deus”, descreve Hernandes Dias Lopes. O Santuário era referência de encontro com Deus onde o pecador encontrava segurança e esperança, e então louvava-O pela proteção e amparo recebidos.

O Santuário era o ícone da presença de Deus no Antigo Testamento. Hoje, pode ser um lugar físico de adoração ou o coração do adorador que busca intimidade com o Salvador. Buscando a Deus com devoção, encontraremos segurança e refúgio em Sua presença. É disso que precisamos ardentemente!

• Na madrugada (Salmo 63:1, 6-11) – Neste Salmo “vemos descritos o que há de melhor na religião do Antigo Testamento. De madrugada e de noite o salmista centraliza seus pensamentos e desejos no Senhor”, destaca W. T. Purkiser.

A madrugada representa o silêncio e a meditação diante de Deus almejando ter comunhão com Deus durante o dia e noite. É um momento a sós com Deus, de intimidade, de quietude.

Diante dos perigos da existência, o desejo de estar com Deus é mais gratificante do que estar num banquete festivo. Isso não é fictício, pois no íntimo realmente ansiamos por Deus! Então, reavivemo-nos nEle! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Oportunidades

 Oportunidades Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. João 12:24 Foi muito triste...