segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

2 Crônicas 1 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – 2 Crônicas 1
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


II CRÔNICAS 1 – Qualquer coisa que Deus nos pedir, deve ser realizado com muita sabedoria e grande responsabilidade. Capacidade de gerir e administrar procedentes dEle são bem melhores que depender de coachings ou técnicas empresariais.

Salomão optou por buscar Deus. Sua atitude fez o cronista destacar que, “Salomão, filho de Davi, estabeleceu-se com firmeza em seu reino”; a razão disso, é que “o Senhor, o seu Deus, estava com Ele e o tornou muito poderoso” (II Crônicas 1:1).

Deus pode tornar alguém “muito poderoso”, que é glória e poder neste mundo – dos quais, Salomão desfrutou profusamente (II Crônicas 1:11-17). Isso não é pecado! O relato sagrado revela-nos como proceder na busca pelo Deus que abençoa. Os princípios a seguir servem para mostrar-nos como agir; pois, foi para isso que o Espírito Santo inspirou Esdras a escrever, descrevendo estes detalhes: Atitudes certas, resultados certos!

1. Buscar ao Senhor juntamente com outros líderes – comunhão (II Crônicas 1:2-4).

2. Consultar a Deus com disposição para obedecer – submissão (II Crônicas 1:5).

3. Oferecer ofertas reconhecendo a Soberania de Deus – adoração (II Crônicas 1:6).

4. Aguardar a presença e manifestação de Deus – confiança (II Crônicas 1:7; Mateus 14:28-29).

5. Reconhecer a bondade de Deus na história – percepção (II Crônicas 1:8).

6. Dialogar com Deus com base em Suas promessas – fundamentação (II Crônicas 1:9).

7. Buscar em Deus habilidades para agir em benefício alheio – altruísmo (II Crônicas 1:10).

Precisamos aprender a buscar a Deus. A vida de Salomão ilustra o claro ensinamento de Cristo: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça”, e, o que precisar, virá como consequência (Mateus 6:33).

Quando buscamos ao Deus das bênçãos com coração sincero, reconhecendo a nossa pequenez diante da Sua grandeza, encontraremos as bênçãos de Deus.

Quem procura acha... “Busquem o Senhor enquanto é possível achá-lO; clamem por Ele enquanto está perto” (Isaías 55:6). Davi sabia dessa verdade antes que o profeta Isaías escrevê-la.

Por isso, ele disse ao filho Salomão: “Se você O buscar, O encontrará...” (I Crônicas 28:9). Buscar ao Senhor requer decisão; não é questão de predestinação. Implica descer do pedestal do orgulho e da arrogância para trilhar pelo vale da humildade e da dependência.

Muitos não têm, por não saberem pedir (Tiago 4:3). Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...