quarta-feira, 9 de novembro de 2022

1 Reis 9 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Reis 9
Comentário
Pr Heber Toth Armí

I REIS 9 – A falta de prioridade no foco certo da espiritualidade tem resultado na fatalidade moral em que vivemos. O desprezo para com a Bíblia tem levado às pessoas a terem desprezo pela vida.

Visando orientar a Salomão, sabendo dos riscos que corria, Deus apareceu pela segunda vez para lhe falar diretamente. Ao esbanjar materiais valiosos na construção de “tudo o mais que desejara construir”, além do templo e do palácio, beirava a dificuldade financeira. Por causa disso, “impôs trabalhos forçados” sobre o povo, além de ter que vender território para Hirão visando levantar recursos; contudo, o rei de Tiro ficou insatisfeito com o produto (I Reis 9:1-24).

“Salomão sentia liberdade de pedir um empréstimo porque Hirão o havia ajudado anteriormente (v. 11a). Quando este viu as cidades, ficou descontente e as chamou de Terra de Cabul (‘desagradáveis’, ‘sujas’ ou ‘entulho’; lit. ‘imprestáveis’). Pode-se inferir de 2Crônicas 8:2 que Salomão redimiu as cidades ao pagar o empréstimo”, explica William MacDonald.

Desta forma, infelizmente, o rei Salomão não deu total atenção as Palavra de Deus; e, gradativamente, começou a trilhar o caminho da apostasia. Com parcos recursos Salomão negociou com Hirão, uma sociedade com um pagão, quando “a lei proibia, em qualquer circunstância, alianças com nações pagãs, e essas alianças apenas levaram Salomão a afundar-se ainda mais em problemas”, comenta Warren Wiesbe.

Mesmo insistindo nas parcerias com um incrédulo, Salomão permanecia sacrificando ao Senhor (I Reis 9:25-28). Casado com uma princesa egípcia e mantendo sociedade com Hirão, Salomão dava início ao seu desvio fatídico dos caminhos divinos.

O tempo demonstrou que o alerta de Deus a Salomão não surtiu efeito. Se nossa vida não estiver devidamente focada na Palavra de Deus, certamente ela estará fadada ao fracasso.

Não adianta práticas e rituais religiosos, sem uma dependência exclusiva e incessante do Deus que nos sustenta e nos mantém.

Corremos sério risco de envolver-nos demasiadamente com tantas coisas, todas elas boas; e, assim não ter tempo para Deus. As muitas atividades diárias podem fazer-nos perder a melhor parte da vida. Este alerta..., Deus deu a Salomão; Jesus..., o deu à Marta (Lucas 10:38-42); hoje..., somos alertados: Não permitamos que nada nos tire a melhor parte – nosso relacionamento com Deus!

Portanto, busquemos intensamente a Deus... e, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...