sexta-feira, 4 de novembro de 2022

1 Reis 4 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Reis 4
Comentário
Pr Heber Toth Armí

I REIS 4 – Não podemos estudar esse capítulo sem ter ciência de que a sabedoria tem sua fonte em Deus. “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina... O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento” (Provérbios 1:7; 9:10).

I Reis 4:29-31 é claro em dizer que “Deus deu a Salomão sabedoria, discernimento extraordinário e uma abrangência de conhecimento tão imensurável quanto a areia do mar. A sabedoria de Salomão era maior do que a de todos os homens do oriente e do que toda a sabedoria do Egito. Ele era mais sábio do que qualquer outro homem...”.

Como provêm de Deus, é possível obter dEle a sabedoria quando se reconhece a própria incapacidade (I Reis 3:1-15). A sabedoria outorgada por Deus é mais do que teórica, filosófica; ela é prática, como se vê na decisão em relação a duas mães solteiras que procuraram o rei por conta de um problema sério entre elas (I Reis 3:16-28), e também na administração compartilhada de sua administração. Salomão não governava sozinho, não era individualista: Ele tinha assessores (I Reis 4:1-6) e governadores distritais em todo o Israel (I Reis 4:7-19), pois seu reino era grande e o povo era como a areia da praia em quantidade (I Reis 4:20-28).

Com a sabedoria recebida de Deus, Salomão escreveu 3000 provérbios, dos quais cerca de 600 foram preservados no livro intitulado “Provérbios”. Ele compôs 1005 canções musicais, das quais três estão registradas na Bíblia: Salmo 72 e 127; e o livro de “Cântico dos cânticos”. Ele também plantou um jardim (Eclesiastes 2:5) para aplicar a sabedoria na botânica, agronomia, zoologia, ornitologia, entomologia e ictiologia (I Reis 4:32-33).

Ao escrever, Salomão demonstra que a sabedoria não deve ficar enclausurada na mente do sábio; deve ser amplamente compartilhada. O Deus Onisciente compartilha sabedoria com Seus servos objetivando que eles sejam bênçãos para as pessoas.

Sábios que são humildes devem usar seu conhecimento para melhorar nossa sociedade arruinada pelo pecado, e conduzir pessoas ao temor do Senhor! Sabiamente, Salomão mantinha boas relações sociais com reis e sábios de vários lugares (I Reis 4:31, 34).

Há sabedoria disponível para nós (Tiago 1:5). Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...