sexta-feira, 11 de novembro de 2022

1 Reis 11 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Reis 11
Comentário
Pr Heber Toth Armí

I REIS 11 – Quando os princípios de vida estabelecidos pelo Deus da Bíblia são ignorados, graves pecados são praticados até mesmo por indivíduos superdotados sobrenaturalmente.

A sabedoria, por mais elevada que seja, se não estiver submetida ao Onisciente Soberano do Universo, levará bons indivíduos à promiscuidade, imoralidade e perversidade.

Ambição internacional, fama mundial, e sociedade com nações pagãs, comuns nos reinos e governos seculares, passaram a fazer parte do reinado de Salomão. Consequentemente, como as nações pagãs poderosas, o rei que pediu humildemente sabedoria a Deus, optou pela poligamia – o que atraiu a idolatria; pervertendo assim, a religião verdadeira em todo território do povo de Deus (I Reis 11:1-8).

O pecado tem efeito dominó. Um pecado pequeno leva a outro maior; e este, a tantos outros... até mergulhar a pessoa que, outrora fora tão piedosa, na imundícia da perversão religiosa.

As consequências da ignorância à Palavra de Deus são horrorosas. Deveríamos repensar nossas decisões alheias à vontade de Deus, reconhecendo quão ruins elas serão para as futuras gerações. Quantas desgraças evitaríamos caso fizéssemos esse exercício diariamente com a Bíblia na mão!

Salomão recebeu a terceira visita de Deus; desta vez, Deus expressou indignação contra sua corrupção e apresentou as consequências de suas más decisões (I Reis 11:9-40).

Os pecados de Salomão suscitaram pessoas que tiraram-lhe a paz:

• Hadade, o edomita (inimigo externo)
• Rezom, fundador do reino sírio de Damasco (inimigo externo).
• Jeroboão, um israelita (inimigo interno).

O relato concluiu descrevendo a morte do rei Salomão. Embora pareça que tenha morrido perdido, há evidências de que as advertências divinas tenham surtido efeito. Antes de morrer, Salomão arrependeu-se e converteu-se sinceramente a Deus. Ele deixou um documento alertando os jovens das terríveis consequências enfrentadas por ter abandonado a vontade de Deus. Esse documento é o livro de Eclesiastes, que o Espírito Santo fez questão que fosse incorporado às Escrituras Sagradas, a fim de alertar-nos e enriquecer-nos espiritualmente.

Melhor que sofrer as consequências do pecado, é saber que o pecado não compensa; para, então, evitá-lo com todas as forças e recursos divinos disponíveis!

Contudo, devemos ter plena ciência que mesmo quando estamos mergulhados na mais densa imundícia do pecado, a graça divina nos alcança... e podemos desfrutar do perdão sobrenatural! Deus nos estende Sua mão... Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...