quinta-feira, 8 de setembro de 2022

1 Samuel 2 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Samuel 2
Comentário Pr Heber Toth Armí

I SAMUEL 2 –
Antes de expor a corrupção da família do sacerdote Eli no serviço do Santuário e antes do profeta revelar a morte de Hofni e Finéias, o texto apresenta a profunda teologia de Ana ao exaltar ao soberano Deus do Universo. “Por sua semelhança com o cântico de Maria, em Lucas 1, esta oração tem sido chamada de Magnificat [Cântico de Maria] do AT”. Sua abrangência é ampla, pois, “Ana orou pela vitória suprema sobre o mal mediante o Messias, ou o Cristo” (Bíblia Andrews).

Da sociedade apóstata, hipócrita e perversa da época dos juízes, Ana eleva-se com uma teologia pura. Em meio à idolatria, imoralidade e promiscuidade, essa mulher sofredora humilhada, cuja oração fora atendida, tem um coração voltado ao culto ao único Deus verdadeiro.

Notam-se sete pontos teológicos em sua canção: DEUS...

• ...deve ser exaltado por possuir toda sabedoria e força/poder do Universo.
• ...merece nosso louvor por mudar a sorte dos seres humanos.
• ...exerce poder sobre todos, então orgulhosos e presunçosos devem humilhar-se.
• ...torna possíveis os casos dificílimos e improváveis.
• ...inclina-Se com compaixão para os que não podem se ajudar.
• ...julga e faz justiça abatendo aos ímpios e recompensando aos fieis.
• ...lida com maestria com a efemeridade e a incerteza da existência humana.

Nitidamente, Ana conhecia as Escrituras. Nelas, “encontrou as promessas de um futuro rei. Deus disse a Abraão e a Sara que haveria reis entre seus descentes (Gn 17:6, 16) e repetiu essa promessa a Jacó (35:11). Nas últimas palavras que proferiu aos filhos, Jacó anunciou que Judá seria a tribo real (49:10); em Deuteronômio 17:14-20, Moisés deu instruções com referência a um futuro rei... Em vários sentidos, o rei Davi cumpriu essa profecia, mas seu cumprimento absoluto encontra-se em Jesus Cristo (‘o Ungido’), que, um dia, Se assentará no trono de Davi e governará sobre seu reino glorioso (Lc 1:32-33, 69-75)”, avalia Warren Wiersbe.

De forma geral, “o livro [de Samuel] ajuda-nos a ver que Deus é Senhor da história. Seus planos soberanos são cumpridos apesar do fracasso humano”; especificamente, “a oração de Ana em forma de cântico celebra a justiça e a santidade de Deus. Ele derrota o orgulhoso e exalta o humilde. Ele protegerá seus santos e fortalecerá seu rei ungido” (Kenneth Mathews). Portanto, reavivemo-nos! –
Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Reconheça e confie

  Devocional Diário Reconheça e confie Então o homem disse: “A mulher que me deste para estar comigo, ela me deu da árvore, e eu comi.” Gêne...