quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Juízes 5 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Juízes 5

Comentário Pr Heber Toth Armí

JUÍZES 5 – Em desesperadores cenários caóticos, Deus pode usar a coragem de mulheres para conduzir Seus planos no mundo. 

No período teocrático de Israel, a mulher teve papel destacado. Além de Débora e Jael, e também Ana – mãe de Samuel que foi o último dos juízes –, destaca-se Noemi e Rute. Interessante também que, inclusive mulheres não israelitas merecem destaque. Jael e Rute não eram israelitas. Contudo, Rute recebeu um livro com seu nome na Bíblia, e Jael um reconhecimento da juíza e profetiza Débora, que imortalizou seu ato de bravura numa composição inspirada onde diz:

Que Jael seja

a mais bendita das mulheres,

Jael, a mulher de Héber, o queneu!

A vitória concedida por Deus a Israel por meio de Jael é a parte apoteótica da canção de Débora (Juízes 5:24-31). Para chegar a esse clímax, a canção inspirada passou pelos seguintes pontos, os quais merecem nossa consideração:

• Na hora da lutar, a tribo de Rúben não participou. Ficaram pensando demais, e assim não partiram para a ação (Juízes 5:15-16).

• Gileade, Dã e Aser foram resolutos, porém optaram por não ajudar na guerra (Juízes 5:17).

• Débora, Baraque, os homens da tribo de Naftali, Zebulom, Efraim, Benjamim e Issacar e Jael, mulher de Héber, do clã dos Queneus, uniram-se para fazer a vontade do Senhor (Juízes 5:7, 12, 14-15, 18, 24).

Com qual desses três grupos você se encaixa? Em qual destes três perfis você se encontra? Note que quando Deus tem uma obra a fazer, Sua atuação é soberana. Com uma tempestade, Ele imobilizou 900 carros de ferro e cavalos do inimigo de Seu povo (Juízes 4:1-3, 12, 16; 5:20-22). 

Assim, como Débora, quem participa dos projetos divinos, celebra vitória divina:

• Louva-se pelos que se voluntariam, unindo-se para cumprir a nobre vontade de Deus (Juízes 5:2, 9).

• Louva-se pelo fato de Deus intervir miraculosamente no clima, para conceder vitórias a Seu povo (Juízes 5:4-5, 19-23).

• Louva-se por participar dos projetos de reavivamento do povo de Deus (Juízes 5:6-9).

• Louva-se pela paz provida pelo Deus que merece adoração pela provisão concedida diante de situações angustiosas (Juízes 5:11).

Quem não se envolve, não tem nada que celebrar com o povo de Deus. Quer celebrar? Então, una-se aos planos dEle para Sua igreja! 

Reavivemo-nos na missão! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...