quarta-feira, 6 de julho de 2022

Deuteronômio 21 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Deuteronômio 21

Comentário Pr Heber Toth Armí

DEUTERONÔMIO 21 – O valor do ser humano é a essência das leis instituídas por Deus. Observe atentamente:

• A noção de solidariedade com o corpo de alguém que fora encontrado morto deveria ser tão grande que a população da cidade mais próxima do cadáver seria responsável por realizar expiação sacrifical visando absolver a culpa da comunidade (Deuteronômio 21:1-9).

• Mulheres muito bonitas que ficassem dos povos não-cananitas que guerreassem contra Israel, poderiam tornar-se esposas dos israelitas; contudo, se não fosse possível a adaptação, elas deveriam ser deixadas livres (Deuteronômio 21:10-14).

• Mesmo não aprovando casamentos que não monogâmicos, Deus orientou quanto a casos complexos de casamentos múltiplos. A esposa preferida não teria vantagens sobre a preterida na concessão de direitos de herança aos respectivos descendentes (Deuteronômio 21:15-17).

• A rebeldia dos filhos deveria ser executada pelos oficiais civis, não pelos pais; os pais não deviam agir agressivamente contra seus filhos, mas a justiça deveria ser feita (Deuteronômio 21:18-21).

• Na execução de qualquer condenado, o cadáver não deveria permanecer após o pôr-do-sol; deveria ser sepultado no mesmo dia (Deuteronômio 21:22-23).

Deus preza pelo bem, porém também preza pelos pecadores. Contudo, estes precisam apreciar o bem, não o mal; valorizar o que é correto, não o errado. 

Deuteronômio 21 ensina que o verdadeiro amor tem limites, tem princípios, tem leis. Do contrário, a sociedade seria caótica, uma baderna total – o mundo seria um lugar de alta periculosidade, de impossível sobrevivência.

Aprendemos também que os líderes espirituais foram escolhidos por Deus com o propósito de “ministrarem e para pronunciarem bênçãos em nome do Senhor e resolverem todos os casos de litígio e de violência” (Deuteronômio 21:5). Resolver tais casos não implica agradar a todos os envolvidos, significa agradar ao Deus que deseja que prezemos pelo que é justo e bom.

Certamente que , embora não estejamos mais em uma teocracia, e nossa cultura seja bem diferente daquela em que Deuteronômio 21 originalmente foi proferido, seus princípios devem influenciar fortemente todas as culturas em todas as épocas:

• Dignidade à mulher, mesmo sendo estrangeira de povos subjugados.

• Justiça familiar independente do grau de dificuldade.

• Importância de cortar o mal pela raiz na educação para não sofrer as consequências da rebelião.

• Jesus Se fez maldição por nós a fim de abençoar-nos (Gálatas 3:13-14).

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...